6 de dezembro de 2008

Suposta fraude em Caxias agita meios políticos

Reportagem do Décio Sá, publicada dia 25 de novembro de 2008 em seu blog pessoal.

Link: http://colunas.imirante.com/decio/

Caiu como uma bomba nos meios políticos reportagem da TV Bandeirantes dando conta de uma suposta fraude nas urnas eletrônicas usadas nas eleições municipais de Caxias deste ano. Na Assembléia, a deputada Cleide Coutinho (PSDB), mulher do prefeito Humberto Coutinho (PDT), que estava presente à sessão, estrebuchou raivosa.

“Até que ponto chegou o sensacionalismo barato e o desespero de grupos políticos perdedores, comprometidos com o atraso e rejeitados pelas urnas. A Bandeirantes não deveria se prestar a um papel tão vil e feio, pois entendemos que toda a imprensa que se diz séria tem que certificar-se da veracidade das denúncias antes de colocá-las e noticiá-las como verdadeiras”, declaro ela que atribui a divulgação ao ex-deputado Paulo Marinho.

Já os deputados Ricardo Murad (PMDB) e Pedro Fernandes (PTB) reagiram de forma menos emocional. Pediram que o caso seja apurado com profundidade. Ricardo comunicou que iria enviar à bancada federal maranhense um pedido de representação para que seja apurada a possibilidade de fraude no sistema de votação eletrônica. “Toda a classe política deve pedir que a Justiça Eleitoral investigue a fundo”, recomendou o peemedebista.

Durante o discurso, ele também contestou as declarações da deputada que reclamou do teor político da matéria. Ricardo fez uma crítica à postura do prefeito que, na sua avaliação, tenta igualar a motivação das denúncias com relação à sua gestão: perseguição política orquestrada por seu adversário, o ex-prefeito Paulo Marinho. “Primeiro foi a Globo, agora é a Band, amanhã pode ser a Record”, citou. Para ele, em vez de ser criticada, a atitude de Paulo Marinho deveria ser louvada, pois resultou na abertura de um inquérito pela Polícia Federal. “Não é mais uma denúncia de alguém que foi derrotado, é um processo de inquérito.”

Na Câmara dos Deputados, Pedro Fernandes cobrou um posicionamento do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto. “A sociedade brasileira tem de exigir um posicionamento oficial do Tribunal Superior Eleitoral, para que se possa continuar acreditando nesse sistema tão badalado, tão bom, tão rápido, tão eficaz, como tem se mostrado até agora”, discursou o deputado.

Fernandes lembrou que os Estados Unidos, com a sua eleição complicada, não aceitaram as facilidades da urna eletrônica brasileira. E que diante do ocorrido e do silêncio da Justiça Eleitoral, ele pretende pleitear, junto ao Presidente Arlindo Chinaglia, que a Câmara faça uma apuração rigorosa, como o caso exige.

Defesa
A corregedora do TRE, desembargadora Nelma Sarney, também procurou colocar panos quentes na história. Descartou a fraude, mas não o fato de alguém ter tentado fraudar o sistema de votação eletrônica. Segundo ela, o que os técnicos caxienses teriam encontrado seria justamente essa tentativa que fica registrada na urna. Esse fato, ao contrário de mostrar fragilidade do sistema, demonstra mais uma vez a segurança da votação eletrônica.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template