4 de maio de 2010

A trajetória das urnas eletrônicas brasileiras no Paraguai: da inovação à rejeição

[G1 - Jornal Hoje] Urna tipo exportação


12/03/2003 - O Jornal Hoje, da Rede Globo, transmite reportagem informando sobre o uso, pelo Paraguai, das urnas eletrônicas brasileiras. As máquinas de votação seriam utilizadas nas próximas eleições do país. De acordo com a reportagem, o equipamento diminuiria a possibilidade de fraudes e agilizaria a apuração do resultado: a garantia viria do fato das urnas serem um produto genuinamente brasileiro. As máquinas seriam emprestadas àquele país e funcionários do TRE do Paraná trabalhariam para conferir e embalar os equipamentos. "Até o fim da semana seis mil serão enviadas ao Paraguai. Algumas já chegaram para que os eleitores paraguaios possam treinar o sistema de votação."

[G1 - Notícias Mundo] Eleições no Paraguai não terão urnas eletrônicas


19/04/2008 - Partidos de oposição conseguiram proibir a Justiça Eleitoral Paraguaia de utilizar as urnas eletrônicas brasileiras. Nas eleições presidenciais daquele ano foram usadas cédulas de papel e urnas tradicionais. As urnas eletrônicas fabricadas no Brasil foram vistas sem uso em um depósito da Justiça Eleitoral no Paraguai (foto). Os partidos de oposição conseguiram uma medida judicial que proibiu o uso da votação eletrônica no país.

Apenas cinco anos separam as duas reportagens…

4 comentários:

Tecnóloga em Gestão Ambiental on 5 de maio de 2010 às 14:23 disse...

Boa tarde,parabéns pelo seu blog!
Obrigada por visitar o meu blog e se tornar um seguidor,eu agora também sigo o seu blog,mais uma vez parabéns pela iniciativa.
São blogs como estes que nos fazem conhecer melhor nossos direitos como cidadãos e lutar por um mundo mais justo!
Abraços.

Anônimo disse...

Sim, realmente é um absurdo. E essa mesma mídia, pelo menos uma maioria não toca nem no assunto. Estava editando a entrevista do Movimento Voto Seguro e eles deixam claro que a grande midia tem medo ou finge nao reconhecer o trabalho que uma grande equipe de especialistas fizeram sobre as fraudes em urnas eletronicas. Mas como disse, cabe a nós eleitores mobilizarmos e divulgarmos a todos essa situação. Parabéns pelo seu trabalho no http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br já coloquei em meu favoritos do blog. Obrigado. Tendo novidades me avise.

Marineide Dan Ribeiro on 10 de junho de 2010 às 15:48 disse...

Parabéns pelo blog, voltarei mais vezes...
Um abraço,
Marineide
http://marciagrega.blogspot.com

Anônimo disse...

chapeco santa catarina uma das cidades fraudadas pela corrupçao ds urnas eletronicas... em 2008, e agora em 2010... vergonha nacional, internacional esse pais tropical, bomnito por natureza mas que beleza...tem fraude nas eleiçoes tem tamem carnaval... mas que tristeza...eu tenho um cao e um violao.. e voce tem nas maos o controle da votaçao mas que safadeza....o que é de voces esta guardado bando de ladroes....aguardem...chapeco sera passado a limpo..

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template