15 de julho de 2010

Eleição na Holanda: Menos rapidez e mais segurança

[Radio Netherlands Worldwide]O mundo assiste a Holanda votar a lápis


Nesta quarta-feira, eleitores holandeses irão às urnas para eleger um novo parlamento. Cada eleitor vai entrar na cabine de votação, desdobrar um papel enorme (a cédula de votação tem o tamanho de uma folha de jornal) e usar um lápis vermelho para marcar um x junto ao nome de seu candidato de escolha. Não será usada nenhuma urna eletrônica.



Os holandeses voltaram a votar a lápis porque os computadores não garantiam a privacidade dos eleitores. O retorno do voto a lápis atraiu o interesse de democracias de todo o mundo. A Holanda é o primeiro país que volta à cédula de papel depois de ter feito a transição para computadores. Outros países estão considerando se deveriam seguir o exemplo holandês.

4 comentários:

Júlio César on 19 de julho de 2010 às 07:27 disse...

Não sei se é mais seguro, penso que todo o sistema não é 100% seguro. Também acredito numa propaganda falsa sobre o nosso sistema eletrônico, até porque o presidente atual foi eleito pela 1ª vez mesmo com a mídia contra. Com certeza o nosso sistema deve ter falhas, mas isto não é motico para deixar a nos levar por decisões de outros países.
Muito interesante seu blog...visite e participe também do blog do servidor. AT+

Unknown on 20 de julho de 2010 às 20:03 disse...

Sem sombra de dúvidas que o sistema atual de votação adotado no Brasil não é seguro, mas não acho que o antigo voto a papel seja mais seguro que o atual, sem falar na lentidão exarcerbada neste método em um país de dimensões continentais como o nosso. Sendo assim acho que o melhor a ser feito é o aperfeiçoamento do atual modelo como por exemplo o modo já citado aqui no blog do comprovante impresso onde o cidadão possa ver o seu voto impresso porém sem ter contato com ele. Em relação ao que o comentárista Júlio Cesar afirmou, eu com todo o respeito mas com todo o direito de discordar já que vivemos em um país democrático, discordo do que ele relata quando diz que a eleição do Lula da 1ª vez é um fato que pode confirmar essas fraudes já que este candidato não era apoiado pela mídia e mesmo assim ganhou. Na verdade a meu ver isso só mostra que apesar de toda apreensão(justificada diga se de passagem) em relação ao nosso sistema eleitoral, ainda assim ele tem conseguido funcionar sem maiores fraudes, já que em caso de fraude essa com quase 100% de certeza, seria realizada com a total conivência da grande mídia nacional. Mas friso aqui, esse é o caminho para a melhora do sistema, só através de discussões que aponte as falhas poderemos sanar as mesmas.

Nildo Lima Santos disse...

O conhecimento, tanto de informática, quanto da realidade da fragilidade das instituições públicas deste País - onde os indicados para a direção de tais instituições cumprem um rito viciado que misturam os Poderes da República e, por conseqüência, atestam a existência de corrupção do Estado - tenho certezas absolutas que o sistema de urnas eletrônicas, não garanatem a lisura no processo eleitoral. Muito pelo contrário, é a porta aberta para a legitimização da corrupção eleitoral. Observem que, as pesquisas eleitorais e a mídia estão sendo utilizadas neste processo, onde o programa a ser instalado nas máquinas fabricam os resultados desejados. O sisstema eletrônico não deixa possibilidades para a arguição do contraditório, o qual reside em provas materiais. Isto é, o voto escrito e preenchido pelo eleitor e, que poderá ser fisicamente contado e observado.

Nildo Lima Santos. Consultor em Administração Pública

Anônimo disse...

Prezados,

Se marcar X em papel é tão seguro, porque há tanta fraude em concursos públicos?
O problema infelizmente não está no sistema, mas nas pessoas, na falta de fiscalização e impunidade. Pena...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template