22 de março de 2012

UnB quebra o sigilo do voto da urna eletrônica brasileira

urnaUm grupo da Universidade de Brasília conseguiu quebrar a segurança da urna eletrônica, nos testes promovidos esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral. Eles conseguiram recuperar a sequência dos votos, - o que, ao menos em tese, permite violar o sigilo das opções de cada eleitor.

Formado por professores e alunos da Faculdade de Ciências da Computação, o grupo 1, dos 9 inscritos para os testes, teve sucesso em desfazer o embaralhamento dos votos e, assim, extrair uma lista que indica quem votou em quem.

“Conseguimos recuperar 474 de 475 votos de uma eleição na ordem em que foram inseridos na urna”, revela o coordenador do grupo, o professor Diego Freitas Aranha, doutor em criptografia pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Originalmente o plano de teste previa a recuperação de 20 votos, mas o próprio TSE desafiou o grupo a resgatar 82% dos votos de uma fictícia sessão eleitoral com 580 inscritos - percentual que equivale à média de comparecimento nas eleições brasileiras.


O professor Diego Aranha ressalta, no entanto, que a tarefa de violar completamente o sigilo do voto ainda está incompleta. “Precisamos da lista externa de votação para chegar ao nome dos eleitores”, afirma.


Como explica o coordenador do grupo, até aqui a equipe conseguiu determinar que o primeiro eleitor votou no candidato X, o segundo no candidato Y, e assim sucessivamente. Com a relação da votação - aquela que fica com os mesários - seria possível associar cada eleitor, pelo nome, ao votado.


A exemplo das edições anteriores dos testes, o tempo limitado de acesso à urna eletrônica - três dias, entre 20 e 22/3 - impediu avanços ainda mais significativos na quebra da segurança do sistema eletrônico de votação.
Diferentemente das versões anteriores dos testes do TSE, desta vez o tribunal permitiu acesso ao código fonte da urna - ainda que com restrições durante a fase de preparação dos exames, que antes de iniciados passam pelo crivo da Justiça eleitoral.


Apesar de festejar o sucesso na experiência, o grupo ainda não pode revelar os detalhes do feito - o TSE exigiu um compromisso de que apenas informações preliminares fossem divulgadas antes do relatório final com as considerações do próprio tribunal.

Além do professor Diego Aranha, o grupo é formado por Marcelo Monte Karam, André de Miranda e Felipe Brant Sacarel.

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=29702&sid=18

20 comentários:

Geraldo M. Gonçalves disse...

É - complicado - isso mostra que a urna eletrônica é falha. Por isso acho que países de primeiro mundo não utilizam até hoje.

Alfredo Neves on 22 de março de 2012 às 14:06 disse...

Amigos, só se engana quem quer ser enganado, o brasileiro parece que gosta de se ferrar e ser enganado, se não, os programas do faustão, Silvio Santos e outros não teriam a audiência estupida q tem, convenhamos é só raciocinar, se o governo americano e seus eleitores, não adotaram o sistema de urnas eletrônicas, é por que sabem, conhecem a vulnerabilidade dos sistemas informatizados, não fosse dessa forma o Pentágono, não seria invadido quase sempre por hackers bem jovens, que sabem o caminho dos bites and bytes, e onde eles podem os levar, entram em bancos altamente protegidos, que dirá num sistema criado para ser manipulado, agora, quem se habilita a protestar? Tem de ter culhão roxo mano, um forte abraço a todos. Campanha, "CAMPANHA VOTE NULO" pela "REFORMA NOS TRÊS PODERES JÁ"

Alfredo Neves on 22 de março de 2012 às 14:11 disse...

Fui candidato a Deputado estadual em 2006, sem dinheiro ou apoio de ninguém, cheguei a mais de 1500 votos, em 2008 com uma estrutura maior e ajuda de custo, cheguei apenas ha 500 votos, é claro que meus votos foram desviados para o majoritário, hoje o Prefeito Eduardo Paes, me diz então se não é possível manipular as urnas eletrônicas?

Murilo disse...

Tá bom, pessoal... e o que podemos fazer??? rasgar o título de eleitor?? quebrar todas as urnas??? voltar ao voto de papel, que era tão fraudado quanto às urnas eletrônicas??? sinceramente, eu não sei... sou apenas um brasileiro que se sente perdido em meio a tantas informações...
o que eu vejo é que as pessoas reclamam tanto da falta de democracia por aqui mas... já tivemos uma?? do jeito que falam, o brasil é um fracasso como país, mas... qual é a solução???

Anônimo disse...

O que fará o povo agora ?
Simples, acabar com essa urna violável, exigir que a medida seja tomada para as próximas eleições, simples assim

Anônimo disse...

O ENGENHIRO AMILCAR JÁ TINHA ALERTADO E TEM ATE UM PROCESSO..ALERTANDO FRAUDE NAS URNAS..E O EX PRESIDENTE LULA COLOCOU O PROCESSO NA GAVETA....E QUE IA REVER VOTO IMPRESSO SOMENTE EM 2014...VERGONHA...O MUNDO NAO USA URNA ELETRONICA..TERIAMOS QUE TER VOTO IMPRESSO...OU VOLTAR COMO ANTES EM CEDULAS CONTAR UM POR UM OS VOTOS COMO ANTIGAMENTE...OU SAIRMOS AS RUAS E PROTETAR OU FECHAR O CONGRESSO PARA BALANÇO...PT O CANCER DO BRASIL

Anônimo disse...

TEM QUE VOTAR IGUAL ANTIGAMENTE ...POR CEDULA E CONTAR VOTOS.. UM POR UM...OU FAZER VOTO IMPRESSO NA URNA ELETRONICA..PT O CANCER DO BRASIL..JÁ TEM UM PROCESSO SOBRE FRAUDE NAS URNAS...FEITA PELO ENGENHEIRO AMILCAR E LULA MANDOU GUARDAR NA GAVETA...E QUE SÓ IRIA REVER APOS 2014...ACORDA POVO @_@ DIA 21 DE ABRIL MARCHA CONTRA A CORRUPÇAO AS 16 HS EM TODOS OS ESTADOS...LEVEM CARTAZES...APITOS..BANDEIRAS...

Jonas disse...

Ótima participação da comunidade no aprimoramento do sistema de votação.
Esses testes servem para aprimorar o sistema, pena que poucos participam.
Mas os pesquisadores soh cometaram um equivoco, não basta apenas o caderno de votação para saber qual foi o voto do eleitor.

Anônimo disse...

O que me deixa mais perdida, é saber que tem videos espalhados pela internet do plenário Ulisses Guimarães que denunciam declaradamente a fraude nas urnas desde 2010 e ninguém faz nada... Temos que ser mais vigilantes, exigir esclarecimentos para que possamos desfrutar do direito de votar! O voto é a nossa voz! Temos que ter certeza de que não estamos sendo lesados!

Anônimo disse...

A votação em papel era falha, mas permitia fiscalização dos partidos, recontagem e auditoria. Já o sistema da urna eletrônica não permite recontagem ou auditoria: é um crime limpo, sem provas.

O you tube está cheio de filmes e denúncias de fraudes emvotações com as urnas eletrônicas. Temos que mudar este sistema. O problema é que as autoridades que aprovariam a mudança é exatamente quem se beneficia da insegurança do sistema.

Anônimo disse...

1 - VOTE NULO;
2 - CÉDULA COMO TODOS OS PAÍSES SÉRIO.
3 - SOLUÇÃO? NÃO TEM. SÓ SE FOR COLONIZADO DENOVO!!!

Anônimo disse...

Digite no google

"fraude eleição Ananindeua" e veremos como se deflagrou no ano de 2008, em plena DEMOCRACIA, um GOLPE CIVIL !

Anônimo disse...

Eu acho que deveria ter um museu no TRE antes de mais nada para mostrar para a nova geração como se votava antigamente. Eu não cheguei a pegar o tempo do papel, meu primeiro voto já foi na eletrônica.

Pessoal que curte coisa antiga (eu gosto) gostaria de ver como era que se fazia antigamente.

Só por curiosidade? Como era o voto em papel? Os papéis era de uma cor só ou era diferentes para homens e mulheres? Eu não lembro direito, eu era pirralha e acompanhava minha família, mas não lembro direito como era, se era em negrito ou itálico, se era fonte 12 ou 10 (já tinha computador na época). Antes era só em tamanho de letra de datilografia, eu acho!

S.L. Twingle

Anônimo disse...

Dia 21 de abril de 2012 !!! O pov brasileiro vai sair as ruas em protesto contra esse governo corrupto $$$$$ façam cartazes e cobrem...CHEGA dessa palhaçada..Não queremos urnas eletronicas no Brasil...Tem que ser como antigamente ou fechem o congresso...Pois essa Corja de safados e traidores da Nação...Não respeitam ninguem...São terroristas mesmo..PT nunca mais...Fora

Anônimo disse...

Existem outras maneiras mais práticas e fácil de que violar votos rsrsrsrs nem precisava isso tudo

SAMUEL TIGRÃO disse...

ISSO JÁ ERA PUBLICO E NOTORIO.

alsantosss on 13 de abril de 2012 às 22:36 disse...

Bom, sabe-se de longa data que é impossível garantir 100% de segurança, seja de forma eletrônica ou não.
A vantagem de ser um objeto eletrônico com tecnologia de banco de dados é que quaisquer detalhes podem ser gravados como log de ocorrências quando da infiltração e captura de dados (A menos que se tenha a conta do administrador), já a urna de papel isso não é possível. Entenda-se que quando se dá a um grupo o código fonte de um programa é porque se quer testar até onde vai a segurança do produto e se os valores alterados ou capturados serão realmente registrados como se deve.
Repito não existe segurança 100%, mas sempre buscamos formas de se punir os intrusos.
ALS - TGTI

Anônimo disse...

Em resposta acima, podemos nao votar nas proximas eleiçoes, afinal a urna eletronica, é apenas um voto de cabresto eletroniczado. Afinal é cabresco ou cabresto? Sempre detestei a historia podre do mundo!

Anônimo disse...

Enquanto tiver raposas cuidando das galinhas, vai ser isso aí. Fazem o que querem, burlam todas as teses e as coisas continuam como estão. Eu não confio nas urnas eletronicas. Não tenho a certeza que o meu voto vai para o candidato que eu escolhi. Ai eu pergunto? Votar para que? Se as favas já estão contadas?

Unknown on 21 de maio de 2013 às 12:13 disse...

Em um pais DEMOCRATICO DE FATO, nao e obrigado a votar, aqui nos Estados Unidos, se voce nao votar nao perde os direitos de cidadao como no Brasil. Agora pare e pense, porque os governos instalaram essa lei estupida? Logico, para obrigar o povao a voltar e manipular os VOTOS. SE realmente o Brasil fosse democratico, e nao tivesse a lei obrigatoria do voto, pessoas instruidas ja teriam mudado os politicos e o Brasil seria outro, com esse PT estamos no caminho certo de virar uma VENEZUELA em breve. Aguardem!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template