16 de maio de 2012

AGU defende a impressão automática de comprovante de votação nas eleições a partir de 2014

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou manifestação, no Supremo Tribunal Federal (STF), em defesa da constitucionalidade da Lei nº 12.034/09 que institui, para as eleições a partir de 2014, a impressão automática do comprovante de votação, com número único de identificação associado somente à assinatura digital da urna eletrônica.

A norma está sendo questionada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4543, sob o argumento que a impressão violaria o direito de sigilo ao voto e consequentemente a realização de eleições livres e honestas.

No entanto, segundo a AGU, na manifestação elaborada pela Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT), foi demonstrado que o número de identificação registrado nocomprovante do voto está relacionado, tão somente, à assinatura digital da urna eletrônica e não permite identificar o eleitor.

Além disso, de acordo com a AGU, os advogados explicaram que o comprovante de voto não será entregue ao eleitor, deverá ser depositado de forma automática, sem contato manual, em local previamente lacrado em um compartimento acoplado a urna eletrônica de forma a evitar qualquer contato físico.

Segundo a norma, após o fim da votação, a Justiça Eleitoral realizará, por meio de audiência pública, uma auditoria independente nos softwares de 2% das urnas eletrônicas de cada Zona Eleitoral, escolhidas por sorteio, para analisar se houve violação do sistema operacional.

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal também apresentaram manifestação a favor da constitucionalidade da lei.

O caso será analisado pela relatora ministra Cármen Lúcia.

A SGCT é o órgão da AGU responsável pelo assessoramento do advogado-geral da União nas atividades relacionadas à atuação judicial da União perante o Supremo.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/05/16/agu-defende-a-impressao-automatica-de-comprovante-de-votacao-nas-eleicoes-a-partir-de-2014

2 comentários:

Anônimo disse...

Onde estão as entidades que defendem a liberdade neste país ? Onde está a CNBB, a OAB e tantas outras que se dizem defensoras da democracia, para defenderem maior tansparência com o voto impresso ?

IVONIR disse...

Nao entendo porque tanta polemica com a impressao do voto, o eleitor nao ira leva-lo, tras transparencia, possibilidade de auditoria, ja foi provado que é possivel fraude nas urnas eletronicas.
Nao é possivel continuar assim, o povo voto mas sabe em quem esta votando.
Cade o Poder que emana do POVO, garantido na Constituicao Federal.
Esta nas maos do espertos, que manipulam o voto do povo NAS URNAS ELETRONICAS.
IVONIR

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template