8 de maio de 2012

Câmara discute a segurança do voto eletrônico

OSVALDO MANESCHY *

A impressão do voto eletrônico, fundamental para dar segurança ao processo eleitoral brasileiro – vai ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal nesta terça (8/5), às 14:30, em Brasília, por seis doutores em informática, dois advogados e um engenheiro que assessorava Leonel Brizola.

Os especialistas que estarão lá, da UnB e da Unicamp, estão divididos: uns criticam a fragilidadetécnica da urna em uso no Brasil, outros se alinham ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que garante que ela é 100% segura embora seja de 1ª geração e esteja em uso desde 1996. Neste período a informática avançou anos luz.

São inseguras por serem dependentes de softwares, não produzirem contra prova independente para recontagem e não permitirem que o eleitor confira o voto.

Nos países onde foram adotadas máquinas de 1ª geração, como o Brasil, elas já foram substituídas. Exceto a Índia.

Nos EUA elas já são expressamente proibidas devido a vulnerabilidade a fraudes.

Já as urnas de 2ª geração – usadas nos Estados Unidos e na Venezuela – têm como principal característica a materialização do voto em papel, que fica guardado em local próprio para conferência posterior: além do registro digital do voto –só conferível por especialistas.

Mas já existem urnas de 3ª. Geração, como as usadas na Argentina, que permitem ao eleitor conferir o voto tanto no papel quanto no registro eletrônico, logo após digitá-lo. Uma destas estará em exibição no Congresso nesta terça, no plenário 16 do Anexo II, pela manhã.

Preocupado com esta questão desde o tempo de Brizola, o PDT é que está promovendo este debate por iniciativa do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), relator do projeto de lei 2.789/2011, oriundo do Senado, que revoga o Artigo 5° da Lei 12.034, dos deputados Brizola Neto (PDT-RJ) e Flávio Dino (PC do B-MA), que instituiu a impressão do voto.

O TSE sempre se opôs a isto e tem usado expedientes diversos, alegando desde custos altos a dificuldades técnicas. Brizola sempre se bateu pela impressão e na época em que Nelson Jobim presidia o TSE, esteve mais de uma vez no TSE para exigir essa exigência.

Apesar da promessa de Jobim de que mais de 50% das urnas imprimiriam o voto a partir das eleições presidenciais de 2002, isto nunca aconteceu.

Mas por pressão de Brizola e por conta do escândalo da quebra de sigilo da votação eletrônica do Senado – o Congresso aprovou a impressão do voto para a eleição de 2004.

Só que Jobim, em 2003, com o parecer favorável do senador-relator Demóstenes Torres (DEM-GO), conseguiu derrubar a exigência. E ficou até 2009, quando a Lei 12.034 restabeleceu a exigência.

Mas a Justiça Eleitoral não desistiu e agora voltou à carga para acabar com a impressão do voto, de novo, com parecer favorável do mesmo Demóstenes Torres. Obra do acaso?

* Osvaldo Maneschy é jornalista e integra o Diretório Nacional do PDT

Fonte: http://www.jornaldamidia.com.br/2012/05/08/camara-discute-a-seguranca-do-voto-eletronico/#.T6nHvuiJecM

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template