21 de outubro de 2012

Fraude pode causar revés na eleição municipal em MT

A fraude ocorreu no município de Rondolândia (1.600 quilômetros de Cuiabá), em Mato Grosso, e se tornou objeto de uma ação judicial que visa anular todos os votos de uma das seções eleitorais.

Imagine chegar para votar e descobrir que alguém já o fez em seu lugar. A fraude ocorreu no município de Rondolândia (1.600 quilômetros de Cuiabá), em Mato Grosso, e se tornou objeto de uma ação judicial que visa anular todos os votos da seção 77, da 61ª Zona Eleitoral, onde ao menos sete eleitores não conseguiram votar.

O fato é que a eleição em Rondolândia foi decidida por apenas três votos de diferença em favor da petista candidata Bett Sabah (PT), pertencente à coligação Juntos Para Mudar (PT, PSC) e eleita com 1.061 votos. Caso juiz eleitoral defira a liminar em favor da coligação Competência, Trabalho e Compromisso com o Povo, a eleição pode ser revertida em favor do candidato progressista Agnaldo (PP), que obteve 1.058 votos.

Dentre as pessoas que não conseguiram votar estão Julia Lúcia da Fonseca. Apesar  de não haver assinatura no caderno de votação, houve a emissão de comprovante do voto. Consta da ação que testemunhas presenciaram “mesários em atitude suspeita perante a urna eletrônica”.

De acordo com o advogado Nestor Fidelis, a prova de que houve fraude eleitoral está estampada nos registros do próprio cartório,  uma vez que os números de eleitores votantes na seção que consta do boletim de urna é divergente do número de votantes no caderno de votação: 226 votantes e 219 abstenções.

“O que causa mais estranheza é o fato de que a Justiça Eleitoral foi comunicada na hora do fato e não tomou as providências necessárias e cabíveis, justamente num momento histórico vivenciado pela nação que clama pelo fim da corrupção e pelas eleições limpas. A mencionada eleitora reclamou perante o mesário, que, por sua vez chamou o juiz. e este juiz nomeado para coordenar as atividades na cidade de Rondolândia, ao ser procurado pessoalmente pela eleitora que reivindicava seu direito ao voto, apenas informou que não tinha nada a ser feito, pois na urna já constava o voto", relata  o advogado Nestor Fidelis.

Indignada com a situação, a eleitora foi até a delegacia, onde registrou um boletim de ocorrência e relatou o fato. Segundo o advogado, somente a eleitora Julia Lucia manifestou seu descontentamento e inconformismo, porém, pelo que se vislumbra do Caderno de Votação, pelo menos mais seis pessoas não assinaram a lista, que no local de suas assinaturas consta apenas as letras N.C. (Não Compareceu), mas alguém votou por tais pessoas, tanto que foi destacado o comprovante de voto, como fazem prova os documentos anexados à petição inicial da ação.

“Basta verificar o documento denominado  'folhas de votação' para constatar a ilicitude praticada. Quando uma pessoa não comparece, a mesa somente escreve N.C. no lugar da assinatura do eleitor que se absteve de votar, como nos casos da eleitora Eliane Santareno Israel e de Josefá Raquel Alves ou de Juazino Oliveira Santos (estes dois últimos na mesma folha que a senhora Julia Lucia)", afirma.

"No caso destes eleitores, o comprovante de votação, obviamente, não é destacado para ser entregue ao eleitor, eis que o mesmo Não Compareceu. No entanto, no caso da senhora Julia Lucia da Fonseca, o comprovante de votação (que só é emitido após o voto ser computado na urna eletrônica) foi emitido, mesmo não constando a assinatura da referida eleitora no documento Folhas de Votação”, explica.

Fonte: http://www.expressomt.com.br/matogrosso/fraude-pode-causar-reves-na-eleicao-municipal-em-mt-35786.html

6 comentários:

Anônimo disse...

ISSO AÍ É TUDO INTRIGA DA OPOSIÇÃO QUE NÃO SE CONFORMA COM A DERROTA. NÓS QUEREMOS MUDANÇA EM RONDOLANDIA. LUTAMOS PARA VENCER E GRAÇAS A DEUS CONSEGUIMOS, MAS A NOSSA LUTA CONTINUA, AFINAL, RONDOLÂNDIA CLAMA POR JUSTIÇA. JÁ SE PASSARAM 12 ANOS NAS MÃOS DESSA GENTE QUE NADA FEZ POR NÓS, E AINDA FICAM AÍ QUERENDO REINVINDICAR SEUS DIREITOS. QUE DIREITOS SÃO ESSES? DE NOVAMENTE TENTAR ACABAR COM A ESPERANÇA DESSE POVO TÃO SOFRIDO?

Alvaro Neves "O Eterno Aprendiz"" on 23 de outubro de 2012 02:18 disse...

A POSTAGEM ACIMA NOS LEVA A PENSAR SOBRE A VERACIDADE DAS URNAS ELETRÔNICAS

ricvicente on 24 de outubro de 2012 08:53 disse...

Aconteceu o mesmo comigo na cidade de Avaré. Fui votar e a mesária emitiu um "Xiiii". Olhei e vi que meu canhoto não estava anexado ao meu nome. Ela me disse que daria outro número para eu votar assim mesmo. Me recusei e chamei uma autoridade policial ali presente. Falei com o Juiz Eleitoral e abri um Boletim de Ocorrência. Em cidades pequenas, como os mesários são sempre os mesmos, pode haver conivência dos mesmos para fraudar a eleição, fazendo com que eles votem no lugar de pessoas que moram fora como eu e acham que vão justificar. FIQUE DE OLHO !!!

Senhor dos Passos on 24 de outubro de 2012 15:48 disse...

AQUI EM LENÇÓIS ESTADO DA BAHIA CHAPADA DIAMANTINA ACONTECEU A MESMA COISA ,O PARTIDO PSD JÁ ESTAVA TÃO CONVICTO DAS FALCATRUAS QUE JÁ ESTAVAM FESTEJANDO A VITÓRIA ANTECIPADA E DIZENDO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO E O JUIZ ERAM DO LADO DELES.

A POPULAÇÃO PEDE JUSTIÇA

Anônimo disse...

AQUI EM LENÇÓIS -BA FOI VERÍDICO OTO ALENCAR ESTÁ ENVOLVIDO E O POVO PEDE JUSTIÇA .

AGORA É PRECISO A PF ENTRAR EM AÇÃO E NÃO O TRE ACOBERTAR .

Anônimo disse...

AQUI EM LENÇÓIS ESTADO DA BAHIA CHAPADA DIAMANTINA ACONTECEU A MESMA COISA ,O PARTIDO PSD JÁ ESTAVA TÃO CONVICTO DAS FALCATRUAS QUE JÁ ESTAVAM FESTEJANDO A VITÓRIA ANTECIPADA E DIZENDO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO E O JUIZ ERAM DO LADO DELES.
PF AGORA É PRECISO ENTRAR EM AÇÃO.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template