15 de março de 2013

Suspeita de fraudes em urnas eletrônicas no Maranhão

imagesO Tribunal Regional do Maranhão (TRE-MA) pediu abertura de inquérito à Polícia Federal (PF) para que apure indícios de fraudes nas eleições de 2010, vencidas em primeiro turno por Roseana Sarney (PMDB-MA), filha do ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP). A suspeita é de que pelo menos 40 mil votos foram contabilizados após o término do horário das eleições. A investigação ocorre dois anos e meio após a declaração do resultado oficial das urnas.

Segundo laudos elaborados a pedido do PCdoB, partido do candidato derrotado e presidente da Embratur, Flávio Dino, foram contabilizados votos após às 17h20 em aproximadamente 70% dos 217 municípios do Estado. Os laudos afirmam que a contabilização de votos fora do horário da votação é normal quando existem situações de exceção, fato que não ocorreu em todo o Maranhão durante as eleições de 2010.

“A ocorrência simultânea de muitos votos rápidos e tardios pode estar apontando para situação de inserção indevida de votos nas urnas em condições sem fiscalização, compatível com a modalidade de fraude de ‘emprenhamento da urna’ pelos mesários”, afirmam o engenheiro de Tecnologia de Informação Almicar Filho e a advogada Maria Cortiz, responsáveis pelo laudo técnico.

A governadora do Maranhão foi reeleita em 2010, em primeiro turno, com 1.459.192, ou 50,08% dos votos válidos. O segundo colocado, Flávio Dino, teve 29,48% dos votos e Jackson Lago (PDT), 19,53%. Roseana foi reeleita em primeiro turno por uma diferença de cinco mil votos em comparação à soma dos demais candidatos.

Conforme laudo técnico obtido pelo iG , em algumas sessões eleitorais, como na cidade de Barreirinhas, cerca de 20% dos votos foram registrados após o encerramento da votação. Na 83ª sessão eleitoral, por exemplo, dos 333 votos registrados, 50 ocorreram após às 17h20. Em Cantanhede, na 103ª sessão eleitoral, 49 votos foram contabilizados após o fechamento das urnas, de um total de 278.

Além desta denúncia, o TRE-MA também determinou que a Polícia Federal investigasse a formalização de convênios realizados com prefeituras no Maranhão durante o ano de 2010. A oposição ao governo Roseana Sarney afirma que os repasses a Municípios, no valor de aproximadamente R$ 800 milhões, até hoje não foram aplicados.

Essas denúncias também constam no Recurso contra Expedição de Diploma (RCED) contra a governadora Maranhão que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que esse julgamento ocorra até o final do primeiro semestre deste ano.

Procurada pelo iG , a assessoria de Roseana Sarney não deu retorno até a publicação desta reportagem.

4 comentários:

joao disse...

Isto é a democracia do Brasil.....

Teste on 2 de maio de 2013 às 13:29 disse...

Apoio a afirmação, AS URNAS ELETRÔNICAS SÃO FRAUDE! Se não são, então investiguem o caso do Maranhão, onde há muitas provas de fraude
EXIJO, COMO PAGADOR DE SEUS SALÁRIOS QUE O JUDICIÁRIO DETERMINE AO MP EXCLARECER O CASO DAS URNAS COMPORVADAMENTE FRAUDADAS DO MARANHÃO.

Me processe, meu funcionário, servidor público Lewandowski ao invés de cumprir com sua obrigação de punir os verdadeiros criminosos.

Anônimo disse...

Em Água Doce do Maranhão, é certo que o sr. Rocha Filho, PV - 43, amigo intimo do sr. Sarney
Filho, também 43, que as eleições foram fraudadas. O grupo dele não tinha a mínima condição de vencer. Fraudaram a eleição e ele agora tá fazendo miséria com o povo, não tem recursos para nada, só para pagar o estipulado por cada urna. Isso é Brasil!!!!

Carlos Wagner on 23 de dezembro de 2013 às 11:02 disse...

Maranhão, meu tesouro meu torrão...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template