13 de agosto de 2014

Ministério Público: urna eletrônica é falha

Urna eletrônica: conclusão é do MPF em SP, com base em relatório apresentado à Procuradoria dos Direitos do Cidadão por pesquisadores da UnB.

Urna

Urna eletrônica é falha, alerta MP

O sistema atual de votação eletrônica é falho e não pode garantir o sigilo do voto e a integridade dos resultados das eleições. A conclusão é do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, com base em relatório apresentado à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB). O documento aponta ainda outras vulnerabilidades no programa usado nas urnas eletrônicas, com “efetivo potencial para violar a contagem dos votos“, destaca.

Consta de investigação preliminar do procurador Pedro Antonio Machado que urnas eletrônicas submetidas a teste de segurança apresentaram fragilidade principalmente para garantir o caráter secreto do voto.

Em tese os votos devem ser armazenados na urna eletrônica e misturados aleatoriamente pelo software programado para seguir um padrão matemático. No entanto, durante prova técnica laboratorial conduzida em 2012, os pesquisadores conseguiram colocar em ordem os 950 registros usados no teste, que foi realizado em atendimento a chamada pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O responsável pelo relatório, professor Diego Aranha, alertou para o fato de a prova revelar a possibilidade de descobrir em quem o eleitor votou: “Com a reordenação dos votos, é possível, sabendo os horários que os eleitores foram a determinada seção eleitoral, descobrir em quem eles votaram, sendo certo que, para isso, basta que um dos fiscais anote tais horários”, esclareceu o especialista, que hoje atua no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “No caso de personalidades, como candidatos das eleições majoritárias, basta que se acompanhe o noticiário para saber o horário em que exerceram o voto”, complementou Aranha.

De acordo com o documento a falha foi descoberta com rapidez pela equipe da UnB.

No entanto, devido às restrições impostas pelo comitê organizador do TSE, os pesquisadores não puderam submeter tais vulnerabilidades a novos testes, que poderiam demonstrar a existência de mais fragilidades. Segundo Aranha, os pesquisadores tiveram acesso ao código-fonte (programa em linguagem de computação) do software de votação por um período de apenas cinco horas.

Após os testes de 2012, a área de tecnologia da informação do TSE deveria corrigir as falhas apresentadas pela equipe da UnB. O detalhamento e a verificação de outras vulnerabilidades, no entanto, não avançaram. Para as eleições deste ano o tribunal não vai realizar novos testes públicos na urna eletrônica, como vinha fazendo desde a eleição de 2010. Para a próxima eleição foi criado um grupo de trabalho – quase todo integrado por servidores do próprio TSE – pela portaria nº 215 do diretor-geral da secretaria da corte eleitoral. O objetivo é estudar e propor soluções aos problemas referentes à segurança do sistema automatizado de votação adotado no país.

Os autos foram encaminhados ao procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos. Ele deve remetê-los ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de SP, que dará conhecimento ao TSE.


Fonte: http://www.jogodopoder.com/blog/politica/ministerio-publico-urna-eletronica-e-falha/#ixzz3AKFkCCsv

11 comentários:

Anônimo disse...

Sistema Urnas eletrônica, foi apresentado pelo proprietário dio programa, a diversos pais, e nenhum deles aceitou principalmente os mais desenvolvidos. Veja que o programa foi oferecido a nivel mundial O referido proprietário e inclusive procurado por policias internacionais. Assunto foi abordado centenas de vezes em blogs, rede sociais e jornais. Em 2012 um hacher dos mais simples, conseguiu elterar e alterar dados. O hacker foi levado a polícia federal, e parece que lá resolveram contornar deixando situação sem solução. Acredito que ou comprar o hecker ou cortaram-lhe a garganta e cremaram seu corpo. Vale salientar que a operado da transferência sera a OI cujo um socios principais é o tal lulinha filho de Lula sapo barbudo. Minha credibilidade é zero ainda negativo. Esperamos que as tais urnas não desmoronar uma nação.

Anônimo disse...

...e daí...essa coisa das urnas vai ficar por isso mesmo?...de antemão já é fácil de concluir quem mais tem interesse e ¨puder¨ para alterar os resultados das próximas eleições...porque outras mídias não falam sobre o assunto.....misteeeeerio

Anônimo disse...

É POR ISSO QUE NÃO IREI VOTAR NESTE ANO. SE EU VOTO EM JOÃO ELES TROCAM E O MEU VOTO VAI PRA MARIA. TUDO COMPRADO. AQUI NO BRASIL É ASSIM TUDO É COMPRADO...

Anônimo disse...

Ironicamente! Esse sistema não fora adotado por nenhum outro país somente o Brasil. Será por quê?

Anônimo disse...

Se a urna eletrônica fosse 100% incorruptivel paises como EUA e Japão teriam a muito tempo!

Anônimo disse...

acho que as urnas deveriam ser fiscalizadas por uma comissão de peritos da área para garantir aos cidadãos que um ministro não pode tolher o desejo liquido e certo da população esclarecida ! Se isso não for feiro as eleições passam a ser uma grande FARSA !!!

Anônimo disse...

è um absurdo esse país, pois é certo que existem fraudes, que as urnas podem ser manipuladas, e o TSE nada faz, somos todos nós palhaços, pois não temos garantia nenhuma r ainda nada disso é divulgado na imprensa, deveriam noticiar publicar os casos em que há suspeitas, pelo menos o povo ficaria mais atento.

Anônimo disse...

Fui votar hoje e ao digitar o numero do meu candidato federal apareceu foto e nome de outro candidato, assim fui obrigado a votar em branco.

Anônimo disse...

O Golpe dessas eleições foi bem arquitetado, desde a queda do jatinho, a oposição (mídia, psdb empresários, etc) já tinham tudo planejado. Revoltante.

:.tossan© on 21 de outubro de 2014 18:48 disse...


Esse é o meu medo, por isso eu votava nulo antes, agora vou votar para quem sabe eliminar o PT da nossas vidas pelo menos por 4 anos. Tomara que eu esteja errado sobre a fragilidade e a manipulação das urnas pelos supostos hackers do PT.

Anônimo disse...

Porra se teve esse monte de denuncia pq ocorreu a eleiçao agra

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template