19 de dezembro de 2008

Debate sobre fraudes na Alesp atrai mais de 100 pessoas

Reportagem publicada dia 18 de dezembro de 2008, no site Mauá Virtual

Link: http://www.mauavirtual.com.br/noticias_det.asp?s=Debate_sobre_fraudes_na_Alesp_atrai_mais_de_100_pessoas&id=9436

Mais de 100 pessoas participaram, na noite da última terça-feira (dia 16 de dezembro), de debate realizado na Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo) para discutir fraudes nas urnas eletrônicas. Participaram do evento deputados, vereadores, candidatos a vereador e a prefeito de várias cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, além de empresários e especialistas.

"Vamos construir um movimento para viabilizar a mudança na legislação eleitoral", disse à sua assessoria o deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB-Diadema), um dos organizadores do evento.

Luciano Melo, coordenador do Movimento das Cidades Mineiras e morador da cidade de Santa Bárbara, região Central de Minas Gerais, disse que o movimento visa a "transparência dos votos" e sugeriu, inclusive, buscar ajuda de instituições internacionais.

"As pesquisas apontavam a vitória de outros candidatos, mas os resultados mostraram algo totalmente diferente", afirmou.

O deputado estadual Estevão Galvão (DEM) também foi ao encontro e elogiou a iniciativa. "Trata-se de um ato de coragem debater esse assunto. Há dúvidas em todos os cantos do País. E há um ditado popular que diz: onde há fumaça há fogo", afirmou o democrata.

Durante quatro horas de discussão, especialistas também esclareceram como são feitas as fraudes e o que é preciso fazer para evitá-las.

Todos defendem o voto impresso e também uma maior fiscalização. Da maneira como está a legislação, os especialistas avaliam que ela é favorável aos fraudadores. "Todos têm direito à dúvida. Não vejo problema algum em se permitir uma maior fiscalização das urnas", afirmou Amílcar Brunazzo, engenheiro, especialista em segurança de dados em computador e autor do livro Fraudes e Defesas.

Os participantes do evento definiram que será elaborado um documento a ser enviado a todos os deputados e vereadores. Também ficou acertado que haverá um outro encontro no início do ano que vem para o movimento dar novos encaminhamentos.

Foi sugerida, inclusive, a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os casos de denúncias de irregularidades nas eleições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, veja também:

- Debate sobre fraudes em urnas atrai mais de 100 pessoas (Jornal ABC Repórter)
http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=2819

- Debate sobre fraudes na Alesp atrai mais de 100 pessoas
http://politica.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=8&id=3258437

2 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil tem que tomar conhecimento deste esquema de corrupção, venda de resultado de eleições é so o que faltava, agora ta explicado o porque das urnas nao imprimirem o voto é para poder manipular o resultado..da vergonha morar aqui. E falam que a urna é inviolável, o banheiro da rodoviaria tambem deve ser né TSE?

Anônimo disse...

Votação eletrônica na Venezuela:

1 - A máquina de votar é liberada por uma senha do mesário
2 - A máquina imprime o voto e o eleitor o deposita numa urna comum
3 - O eleitor tem seu dedo pintado com tinta indelével que dura 24 horas
4 - O voto impresso é contado por máquina de contar
5 - Há possibilidade de recontagem de votos

Sistema brasileiro:

1 - Identifica o eleitor na mesma máquina que conta os votos
2 - Não imprime voto de forma que o eleitor não pode verificar se seu voto foi registrado fielmente, ou seja, o eleitor digita o número do João, vê a foto do João na tela, mas o voto, realmente, pode ser contado como sendo para o Antônio. Eventualmente, isso pode não ocorrer. O problema é que a verificação é impossível.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template