29 de dezembro de 2008

Primeiro é preciso não fugir ao debate!

Os que acompanham os artigos deste blog devem recordar o comentário que postamos em 08 dez 2008 sobre o site Vote Brasil (http://fraudeurnaseletronicas.blogspot.com/2008/12/site-vote-brasil-fora-do-ar.html)

Na época, informei sobre a impossibilidade de acesso ao site. Sem qualquer justificativa, a página foi retirada do ar. Censura? Talvez.

Após alguns dias, retornei ao link http://www.votebrasil.com.br/ e pude comprovar que a retirada do site não se tratou de mera atualização. Parece, ao que tudo indica, permanente. Será o tema que estava sendo tratado no item Denúncias? Será que as discussões estavam incomodando? Provável.

Hoje, navegando pela net, tive a oportunidade de ler um comentário postado pelo Sílvio Meire, em seu Blog Dia a Dia, Bit a Bit. Os interessados podem ter acesso a íntegra da postagem no link http://smeira.blog.terra.com.br/2008/09/10/eleicoes-maior-problema-e-a-concentracao-de-poder .

Do artigo completo, transcrevo apenas a parte que nos interessa neste momento:

"porque primeiro é preciso não fugir ao debate, ao escrutínio público, ao questionamento aberto e amplo da sociedade. Seguindo o exemplo de sociedades democráticas e abertas como Irã, Arábia Saudita e China (comentário irônico, uma vez que estes países implementam várias medidas de censura de páginas da internet), o TSE - pelo que um passarinho me contou - está filtrando, internamente, o acesso a este blog (Sílvio Meire se refere ao Blog Dia a Dia, Bit a Bit) quem entrar em nosso endereço encontra o texto “Página Bloqueada de Acordo com a Resolução Nº-20882/2001 do TSE” e mais nada. Todos os outros blogs do Terra Magazine podem ser acessados normalmente, como era o caso deste blog até a série de perguntas e respostas sobre o voto eletrônico. Por que será? O blog está vetado em toda a rede do TSE, incluindo todos os prédios dos TRE's Brasil afora.

Na ditadura militar, muitos dos textos - bons e ruins - que nos faziam questionar o estado de coisas eram proibidos. Andar de metrô ou ônibus com um deles na mão… nem pensar! Nem no bar ou restaurante, tampouco na escola. Só se você quisesse perder - no mínimo - umas unhas no DOI-CODI. Cantar sua canção predileta? uuui… e esta não é uma parte "legal" da história do Brasil. E nem precisava da ação da polícia política da época, pois os puxa-sacos e os lambe-botas a que o Brunazo se refere estavam lá, prontos pra apontar "o mal" que estava tentando destruir a sociedade da época. E nada disso é novidade: o Brasil tem uma looonga história de censura.

Mas… enquanto os colaboradores do TSE estiverem lendo [e eu também leio!] Iuri Rubim e o Blog das Ruas, Odara Carvalho e Paula Guedes no Blog do Repique [pixadores barbarizam galeria!] e Altino Machado no Blog da Amazônia [e os índios do peru!] vai estar rolando, menos de um mês antes das eleições de 2008, uma ampla discussão, na rede e fora dela, talvez sem ninguém do TSE, sobre o processo eleitoral. Tomara que o TSE não seja vítima da síndrome da ilha fiscal. Tomara." (grifo e comentários de nossa autoria).

E ainda dizem que a ditadura acabou. Acabou sim, a ditadura militar, pois agora temos civis no poder. Entretanto, gostaria de lembrar aos desavisados, que estamos em plena ditadura eleitoral. Onde, o TSE é responsável pela criação das resoluções (papel legislador), execução de todo o processo eleitoral (papel executor) e, para completar, é ele também que julga os processos (papel julgador). De longe, contraria a divisão dos poderes, constitucionalmente estabelecida.

Onde mais, além de um poder ditatorial, veremos uma situação como essa?

Sds.

Moderador do Grupo de Discussão e Blog Fraude Urnas Eletrônicas e Membro do Movimento Nacional pela Transparência e Segurança do Voto Eletrônico

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template