25 de fevereiro de 2009

Entre política e carnaval

Carnaval SapucaíApesar de não ser o foco principal do Fraude Urnas Eletrônicas, alguns artigos conseguem espaço pela pertinência do tema. E é pegando carona em paixões nacionais como o futebol (Confusão eleitoral no Palmeiras) e o carnaval,  que estamos tentando mostrar que política e eleição estão vinculados diretamente à vida de qualquer brasileiro. Mesmo daqueles que se orgulham em dizer que odeiam política.

Em época de carnaval, dois fatos chamaram nossa atenção. O primeiro diz respeito à proibição do carnaval no município de Porto das Pedras (AL). O segundo é uma notícia de 2007 envolvendo a suspeita de fraude na apuração do resultado da carnaval carioca.

Carnaval proibido - Município do litoral norte do estado de Alagoas, Porto das Pedras é um tradicional destino de foliões. As festas carnavalescas na cidade são consideradas referência de diversão e costumam atrair gente de todas as partes, de Alagoas e de outros estados. Entretanto, em 2009 o carnaval será diferente por lá. Segundo determinação do juiz eleitoral Gustavo Souza Lima, que teme conflitos políticos durante a festança, o carnaval 2009 está proibido. Sua decisão foi motivada pela aproximação das eleições suplementares marcadas para o dia 15 de março de 2009.

Conforme o jornal O Globo, em janeiro, o TRE cancelou as eleições de 2008 no município. Isso porque o prefeito eleito em outubro, Rogério Farias (PTB) — irmão de Paulo César Farias, o PC — foi considerado “itinerante”, após tentar o 3º mandato consecutivo de prefeito em dois municípios. Além disso, Rogério Farias e o juiz eleitoral, Rivoldo Sarmento, foram presos pela Polícia Federal, acusados de articular um esquema de fraude na votação, envolvendo títulos de eleitor falsificados e votantes fantasmas.

“Quem quiser formar o seu bloco, faça em casa. Se brincar na rua, pode ser preso” - disse Flávio Gomes.

Se quiser saber mais sobre o assunto leia o que noticiou a Gazeta de Alagoas.

Carnaval sob suspeita – Em abril de 2007, o delegado da Polícia Federal Emanuel Henrique de Oliveira levantou a suspeita de que um dos presos na Operação Furacão da Polícia Federal,  teria influenciado o resultado do desfile das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Anísio Abrahão Davi é presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, campeã em 2007 e outras quatro vezes nos últimos cinco anos.

"Esse grupo, mais do que uma organização criminosa, é um grupo mafioso, que tem audácia. Ele faz questão de mostrar o poder interferindo no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e até no resultado do Carnaval do Rio de Janeiro", disse o delegado.

Outros dois capturados na operação são o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, e seu sobrinho Júlio Guimarães Sobreira, que foi, curiosamente, o coordenador de jurados da Liesa este ano. Clique aqui para ler o artigo original.

Conclusão – No primeiro caso, cabe uma adaptação no texto “O Analfabeto Político” de Bertolt Brecht.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce o político vigarista e morre o carnaval.

No segundo caso, em se tratando de ganhar uma disputa, os corruptos utilizam-se de todos os meios possíveis – seja eleições para cargos eletivos ou disputa entre escolas de samba – se estiver envolvido poder e dinheiro, a possibilidade de fraude deve ser sempre considerada.

Saiba mais sobre o assunto:

Achou interessante? Compartilhe! :

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template