24 de fevereiro de 2009

Confusão eleitoral no Palmeiras

Logo Palmeiras Mais polêmica do que uma discussão política, só mesmo a conversa entre torcedores fanáticos. Política e futebol são dois temas complexos isoladamente, imaginem quando a política resolve “entrar no campo” do futebol. O artigo do Cosme Rímoli expressa bem essa mistura altamente inflamável e prestes a explodir.

Link original http://blogdocosmerimoli.blog.uol.com.br/arch2009-02-15_2009-02-21.html postado em 15 fev 2009.

“Uma pequena amostra de como funciona o sistema eleitoral brasileiro. Sábado, no Palmeiras, houve eleição para conselheiros. Cerca de 3.700 sócios foram votar. O clube resolveu adotar o sistema de urnas eletrônicas. Contratou funcionários do Tribunal Regional Eleitoral para acompanhar a votação. Ao sair o resultado houve um susto: mais de 600 votos em branco.

Candidatos da oposição e da situação começaram a questionar: como em um sábado chuvoso, 600 pessoas iriam participar de uma eleição disputadíssima só para desperdiçar o voto?

Resultado: foi constatado que uma das quatro urnas não enviou os votos para a central. Teoricamente o TRE conseguiu recuperar esses votos.

Mas ainda há muita contestação. A terça-feira amanheceu quente no Parque Antártica. Há muita pressão sobre o presidente Belluzzo que contratou o serviço. Existe a possibilidade da eleição ser anulada.

Se isso acontece em um universo de 3.700 eleitores em um clube, dá até medo pensar nas eleições para presidente, governador, prefeito…

Em tempo – Objetivando facilitar o processo eleitoral das entidades organizadas ( escolas, sindicatos, conselhos regionais, cooperativas, dentre outros);  oferecer segurança, transparência e agilidade na apuração; incentivar o exercício da democracia direta; ampliar o universo de votantes e introduzir a urna eletrônica no cotidiano da sociedade, o Tribunal Superior Eleitoral desde 13 dez 2007, regulamentou o instituto das Eleições Parametrizadas – nome complicado para o empréstimo gratuito das urnas eletrônicas para eleições não-oficiais.

Recado aos “clientes” do voto eletrônico – ao preparar uma eleição, prestem atenção em dois itens fundamentais: rapidez e segurança. Um é importante, o outro necessário. No atual modelo de votação eletrônica disponibilizado pelo TSE, se privilegia a rapidez na apuração em detrimento da segurança no processo eleitoral. Não é questão de opinião – é comprovação técnica e prática – está aí o Caso Palmeiras que não nos deixa mentir. Que venha o voto impresso – conferência já!

Artigo atualizado em 06 de março de 2008. Leia também o artigo O SIVEA e as eleições no Palmeiras.

Saiba mais sobre o assunto:

Achou interessante? Compartilhe! : :

RSS FeedsGostou deste artigo? Então, não se esqueça de comentar. Se tiver interesse, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email ou assine nosso RSS Feed.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template