17 de setembro de 2009

Jornal de Uberaba discute segurança nas urnas eletrônicas

O Jornal de Uberaba publicou, no dia 12 de setembro deste ano, reportagem abordando os questionamentos em torno da segurança das urnas eletrônicas utilizadas pelo Brasil.

 DiscursoDiscurso 2

Dois pontos chamaram a atenção da equipe [Fraude UE]. O primeiro diz respeito à popularização da discussão em torno da segurança das urnas eletrônicas. A possibilidade de violação das máquinas de votação não é mais uma preocupação restrita aos meios acadêmicos. Depois de muito esforço,  o tema está tomando as ruas e levando o cidadão comum a repensar a forma como os governantes são eleitos. Prova disso é a reportagem do Jornal de Uberaba. Além de estar disponível na internet, o texto também circulou na versão impressa do diário (Caderno A - Seção Política).

Para os leitores que acompanham esta discussão há pouco tempo, pode parecer algo normal. Mas para quem está na estrada desde que tudo começou, foi um grande avanço. Naquela época, quem falava em possibilidade de fraude eleitoral através das urnas eletrônicas era taxado de doido ou propagador de teorias da conspiração. Nos dias de hoje, com o avanço da informática e a certeza de que nenhum sistema de informação é totalmente seguro, a mentalidade da população mudou e o assunto está sendo tratado com a devida atenção que merece.

Além de estar mais interessada em discutir o tema, a população também está mais desconfiada. Seguindo a dica do Brizola Neto, publicada no blog Tijolaço.com, conferimos o resultado da enquete realizada pelo site do Jornal O Globo.

image

Dos 1010 participantes, 60,10% responderam NÃO à pergunta “Você confia na urna eletrônica?”. Para eles, é possível fraudar eleições por meio do sistema eletrônico de votação.

Apesar de toda a blindagem que as suspeitas de fraude nas urnas eletrônicas recebem por parte do governo e também da mídia, a sociedade já percebeu que existe algo de podre no reino das Urnas 100% Seguras. Tanto é que o assunto rendeu, até o momento, 392 comentários.

Para participar da pesquisa de opinião, clique no gráfico acima ou acesse o site do Jornal O Globo.

Mas ainda há muito por caminhar. Para os maiores grupos de comunicação existentes no Brasil o tema é um tabu. Nada se fala. Nada se comenta. Durante o último trimestre de 2008, reportagens abordando as diversas suspeitas de fraude eleitoral por meio de urnas eletrônicas foram censuradas na mesa de edição. Aos jornalistas, convictos de que aquele material merecia destaque, restou um “fora da linha editorial”, e mais nada.

Voltando a análise da reportagem “Segurança das urnas eletrônicas é questionada”, publicada pelo Jornal de Uberaba, não poderíamos deixar de agradecer a citação ao trabalho realizado pela equipe [Fraude UE], juntamente com o Grupo de Discussão Voto Seguro.

“Recentemente o site tem destacado que a Holanda e a Alemanha proibiram o uso da urna eletrônica alegando que o sistema contradiz o princípio da transparência necessário para uma eleição pública. Também tem feito campanha pela impressão do voto, destacando que "voto seguro é voto impresso". Em Uberaba, muitos eleitores e candidatos concordam.

Vale lembrar que o grupo de Discussão Voto Seguro e a equipe Fraude Urnas Eletrônicas têm debatido sobre "rapidez ou eficiência”

Mais um incentivo para continuarmos na luta.

Saiba mais sobre o assunto:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template