23 de setembro de 2010

Relembrando o Teste das Urnas Eletrônicas

Radinho de Pilha Barato Quebra Sigilo da Urna Eletrônica Brasileira - Si14


O consultor Sérgio Freitas da Silva montou uma equipe com 32 especialistas em segurança e ganhou o prêmio oferecido pelo TRE por descobrir qual eleitor está votando em qual candidato na urna eletrônica, utilizando como principal ferramenta um radinho de pilha. Quando o teclado da urna é acionado, ele emite ondas eletromagnéticas. Dependendo da tecla pressionada, uma freqüência diferente é emitida. Dessa forma, basta utilizar o rádio para “sintonizar” a freqüência emitida pelo teclado da urna. O rádio emite sons parecidos com chiados, mas se for gravado e analizado em um computador, esses chiados podem ser decodificados e dessa forma, decobrimos todas as seqüências de teclas pressionadas. Essa não é uma técnica de invasão e sim de quebra de privacidade.

16 comentários:

Anônimo disse...

Veja bem !!! Os responsaveis por toda a operação são elementos de confiança dos mandatários de plantão. Isto é, não são funcionários de carreira e sim apaniguados ou seja os aloprados nomeados pelo chefe. Portanto, todos cmprometidos. Logo farão o que o chefe mandar ou perdem o emprego. Então, quem está no poder não quer largar o osso assim não é difícil chegar-se a conclusão que haverá manipulação.

Anônimo disse...

Encontrei o relatório do teste feito por Sérgio Freitas da Silva:
http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/arquivos/Teste_Sergio_Freitas.pdf
Entendo que estes testes são importantíssimos para melhorarmos a nossa urna eletrônica.

Fabio on 29 de setembro de 2010 às 15:42 disse...

O voto nao é secreto na urna eletronica, se fosse secreto nao precisaria digitar o numero de seu titulo naquele teclado ligado a urna. Assim todo o seu voto é registrado com uma identificação.
ou seja: digita-se o numero do titulo, e a urna é liberada para votação:
ficando assim;

titulo v1° v2° v3° v4°
1234687 13 1313 13131 1313131

é tudo registrado por titulo.

Anônimo disse...

Era isso que queria saber...Cheguei à minha conclusão...

Anônimo disse...

certo!!!

Anônimo disse...

Hã?!?!!

Podia nos falar mais sobre esse teste.

Quando foi??!
Onde foi noticiado?!!?
Qual TRE ofereceu esse prêmio!!
De quanto foi o prêmio?!?!
Como foi divulgado??
Se não foi, como o ganhador ficou sabendo?!?!
Entendi que é possível identificar a sequencia de teclas pressionadas, mas como o radinho sabe que eleitor está votando naquele momento?

Só estou curioso, ok?!?!

Anônimo disse...

COMO PODEMOS CONFIAR NESTA FERRAMENTA MILAGROSA, UMA VEZ QUE ISSO ACONTECEU NAO PODERIA AGORA NESTA ELEIÇÃO QUE ESTA FURADO A PESQUISA PARA PRESIDENTE, NAO PODERIA MUITO BEM SER SABOTADO A URNA EM VEZ DE VOTAR EM UM CANDIDATO DE PREFERENCIA AO MESMO TEMPO O VOTO SERIA VALIDADO PARA OUTRO, ISTO PODE ACONTECER OU NAO, JA NAO CREIO EM MAIS NADA QUE FAÇAM, INFELIZMENTE O BRASIL ESTA INDO PARA UMA FORMA QUE COMUNISTA E CORRUPTA, SE NAO HOUVER UMA MOBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, POIS DA JUSTIÇA NAO ADIANTA ESPERAR.

Anônimo disse...

Quero fazer uma denuncia grave.Fui presidente da mesa receptora em Maua, grande São Paulo e aconteceu uma cituação inusitada duas pessoas votaram no netinho e seus votos deram nulo eu votei na legenda 13 para senador e deu voto nulo minha sogra tambem votou no netinho e deu nulo isso é normal?

Anônimo disse...

TRABALHEI COMO PRESIDENTE DE MESA NESTAS ELEIÇÕES, E ACHO QUE ESTA URNA ELETRONICA NÃO É NADA CONFIAVEL. ELA SE UTILIZA DE UM DISQUETE PARA GRAVAR OS DADOS E ENVIA-LOS AO TRE.... O NEGOCIO É Q QUEN TIRA O DISQUETE DA MAQUINA PODE MUITO BEM SUBSTITUILO POR OUTRO PARECIDO COM OS DADOS QUE A PESSOA QUISER, IMAGINEM SE UM DETERMINADO PARTIDO QUISER ELEGER ALGUEM QUE NÃO TEVE VOTOS ISSO SERIA MUITO FACIL SUBSTITUINDO OS DIQUETES....
SERA QUE ISTO NÃO OCORRE EM LUGAR NENHUM DO BRASIL???

Anônimo disse...

AS URNAS ELETRONICAS SAO UMA PIADA PUBLICA, SAO TOTALMENTE INCONFIAVEIS, MS TEM ALGUNS INTERNAUTAS IMBECIS QUE ESTAO CONFUNDINDO AS COISAS, E ESTAO TENTANDO CULPAR O PT...HORA SEUS PANACAS AS URNAS ELETRONICAS FRAUDAVEIS FORAM IMPLANTADAS ANTES DO PT CHEGAR AO PODER... PORTANTO O GOLPE PELA MIDIA GOLPISTA E PELOS EMPRESÁRIOS CALHORDAS JA ESTAVA PREPARADO..SO PARA COMPLEMENTAR OS PARLAMENTARES QUE CONTESTARAM AS URNAS FORAM DO PT, DO PDT, PSB ....A E ANTES QUE EU ESQUEÇA EM CHAPECO SC NAS ELEIÇOES DE 2008, OUVE UMA DAS MAIS ALARMANTES FRAUDES ELEITORAIS DO PAIS E ATÉ HOJE NEM SINAL DE ESCLARECIMENTO, ESTOU ESPERANDO MEUS DOIS MIL VOTOS E MEU CARGO DE VEREADOR...BANDO DE LADROES HIPÓCRITAS, PRETENSIOSOS....

Anônimo disse...

AS URNAS ELETRONICAS SERAO MOTIVO DE AUDIENCIA PÚBLICA, PROCESSO DE IMUGNAÇAO DE VÁRIAS ELEIÇOES PELO BRASIL, E MOTIVO DE REVOLTA POPULAR AGUARDEM ATÉ DEPOIS DAS ELEIÇOES....e NAO ESQUEÇAM QUEM PLANEJOU O GOLPE DAS URNAS FOI A CORJA DA MIDIA GOLPISTA EM CONJUNTO COM OS CALHORDAS DO PSDB E DO DEM...AQUI QUEM FALA É O MARCIO DE SAO PAULO... BAIRRO DA LAPA...

Anônimo disse...

Não tenho fundamentação alguma para dizer que as urnas eletronicas são ou não confiáveis, porém, como o brasileiro e corrupto a começar por quem deveria dar o melhor exemplo, minha opinião como cidadão brasileiro e que vota é: Não confio.

Anônimo disse...

Infelizmente, a tecnologia da informação ainda não faz chover, por isso é quase natural que não haja uma inviolabilidade concreta ao sigilo do voto. Mas o problema maior, na minha opinião, ainda é o custo que essas máquinas representam para o processo eleitoral. Ainda que fosse perfeita - e não é, principalmente porque se torna obsoleta praticamenete no intervalo de uso efetivo, que é de dois anos: não é porque nosso sistema manual era todo errado que não poderia ser corrigido como tal. Qual é o valor efetivo de um resultado de eleição sair um par e horas antes daquele efetuado (bem) pelo sistema manual?

Anônimo disse...

O Maior Hacker de todos os tempos já declarou: NÃO EXISTE SISTEMA QUE NÃO POSSA SER VIOLADO. Somente os espertos brasileiros dignos de um dos piores sistemas educacionais do mundo confiam nesta farsa. Pobres e miseráveis seres...

Anônimo disse...

Foram apenas 4 pessoas. E 1 investigador, Sergio Freitas da silva.

Anônimo disse...

A URNA DEVERIA IMPRIMIR O VOTO. O ELEITOR COM O VOTO IMPRESSO NA MÃO, CONFERE. ESTANDO CORRETO O VOTO IMPRESSO, ESTE DOCUMENTO SERIA COLOCADO NUMA URNA FISICA QUE DEVERIA FICAR Á DISPOSIÇÃO DA JUSTIÇA E DO ELEITOR PARA O CASO DE ALGUMA DÚVIDA E ATÉ PARA UMA AUDITORIA: PERMITIRIA UMA CONFERENCIA POR SIMPLES AMOSTRAGEM OU MESMO UMA RECONTAGEM.
No atual sistema o voto é "virtual" confirmou:
tchau, adios...
Vergilho Carvalho Sobrinho
vergilho@bol.com.br

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template