12 de outubro de 2010

Suspeita de fraude nas Eleições 2010 do Maranhão

De acordo com o Blog Ecos das Lutas, há algo de podre, muito podre no reino da Dinamarca, ou melhor, nas eleições maranhense de 2010. Suspeitas de fraude eleitoral foram levantadas pela área jurídica da coligação Muda Maranhão.

  1. cartões flashes de carga de memória das urnas eletrônicas com numeração duplicada;
  2. em número superior ao registrado em ata de geração de mídia (237 a mais que as já existentes 694 cargas suficientes para cobrir 100% das 14.243 seções eleitorais em todo o estado) e sem destino especificado;
  3. registro nos logs de algumas urnas estudadas apontam que 18.716 votos foram computados após às 17h20min, com tempo entre os votos abaixo de um minuto e a candidata Roseana Sarney obtendo índice superior a 55% dos votos;
  4. também as seguras urnas biométricas, nos municípios de Raposa e Paço do Lumiar, estão sob suspeita de fraude.

O estudo indica também que as urnas de Raposa e Paço do Lumiar, mesmo sob sistema biométrico, foram provavelmente "emprenhadas", como se diz no jagão popular. O índice de abstenções baixíssimo (6,56% e 7,48%) destoa não só da  taxa maranhense (23,9%) como da abstenção de outros municípios onde o sistema foi testado. (entre 10 e 12% de abstenção) E ainda: nos dois municípios  autorizaram que 2.991 "votantes" (6,3% dos eleitores) depositassem seu voto sem conferir a digital, dos "eleitores". Isso quando o TSE estimou uma taxa máxima necessária para esse procedimento em 1% dos eleitores nas urnas biométricas.

Trechos do relatório analítico do processo de votação eletrônica encomendado pela Coligação “Muda Maranhão” (PCdoB, PPS e PSB)  podem ser conferidos no Blog do Roberto Kenard.

Foi constatada, por exemplo, incompatibilidade na ata de Geração de Mídia no que se refere aos Flash Cards (Flash Card é um cartão de memória eletrônico, que funciona como um pequeno disco rígido das Urnas). Na Ata da Cerimônia de GM encontra-se informação conflitante sobre a quantidade de Flash de Carga geradas. Eis o que dizem os advogados da coligação na petição:

“A cerimônia se estendeu por 4 dias e a quantidade de Flash de Carga geradas aparece descrita no balancete diário, no balanço final e na tabela Distribuição de Mídias anexada à ata que explicita a destinação de cada Flash de Carga por município, Zona Eleitoral e Seção Eleitoral, com os seguintes valores :

  • no 1º dia : 257
  • no 2º dia : 238
  • no 3º dia : 236
  • no 4º dia : 200
  • total : 931
  • na tabela: 694 Flash de Carga com destino determinado
  • diferença: 237 Flash de Carga sem destino especificado

Destaque-se que as 694 Flash de Carga com destino determinado cobrem todas as 14.243 seções eleitorais não havendo explicação para quais seções seriam as 237 Flash de Carga geradas a mais e sem destino previsto”.

E mais:

“Já os arquivos de LOG das 30 máquinas usadas na Geração de Mídias registram a geração de 969 Flash de Carga sendo 8 delas com numeração duplicada. A geração de Flash de Carga diferentes para seções eleitorais diferentes mas com mesma numeração é totalmente irregular pois, pelo projeto e especificação de segurança do sistema, deveria ser impossível este tipo de ocorrência”.

Nas urnas biométricas (em que o eleitor para votar usa como “documento” a digital) de Paço do Lumiar e Raposa, houve uma inversão da tendência da curva de abstenção. O Maranhão teve a mais alta abstenção do país, com 23,9% de ausência às urnas. Acontece que Paço do Lumiar e Raposa tiveram, respectivamente, apenas 6,56% e 7,48% de abstenção, o que é incongruente com o percentual médio do Estado e de outras cidades em que a eleição se deu pelo sistema biométrico, tais como Capanema (PA) e Piripiri (PI), com percentuais de 10,78% e 12,04% de abstenção.

Nos dois municípios, houve 2.991 liberações do sistema biométrico pelos mesários. Ou seja, as máquinas não conseguiram fazer a leitura das digitais desses eleitores. Quando isso ocorre, o mesário faz uso de uma senha específica para permitir a votação por meio do sistema não-biométrico. O que causa estranheza: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que a média de tal ocorrência é abaixo de 1%, ao passo que em Paço do Lumiar e na Raposa a média foi de 6,3%.

No levantamento de um número restrito de municípios, há, por exemplo, a constatação de que 18.719 votos foram registrados após as 17h20 e que o tempo entre os votos foi abaixo de 1 minuto. Nessas áreas a candidata Roseana Sarney obteve percentual acima de 55%.

Na apresentação da notícia de prática de possível irregularidade, os advogados da Coligação “Muda Maranhão” pedem a autuação de processo administrativo para esclarecimento e apuração dos fatos e realização de auditagem e perícia nas urnas utilizadas no 1º turno das eleições do Estado onde foram encontradas inconsistências.

7 comentários:

Anônimo disse...

O que significa "cartões flashes de carga de memória das urnas eletrônicas com numeração duplicada"? Que numeração foi essa? Número Interno?
Perguntem ao TRE quantas urnas foram re-geradas?
Se não houver fiscalização pode sim haver casos de votação após aa 17 horas nessa quantidade, mas o TRE-Ma não tem nada a ver com isso. Eles fornecem a urna, não os fiscais. Liberação das digitais? mais uma vez eu pergunto: Cadê a fiscalização?

Anônimo disse...

tomara que consigam levar essa fato adiante, pois não aguentamos mais essa família maldita, levando tudo que o poderiamos usar em beneficio do nosso povo...

Anônimo disse...

vamos la flavio dino estou contigo TEVE FRAUDE SIM. olha em tazio flagroso tb hove frAUDE AMIGO MEU DISSE Q VOTOU NO 65 E LA APARECEU FOI A CARA DE ROSEGANA SARNEY AI ELE ANULOU O VOTO ELE FICOU COM RAIVA BRIGOU COM O PRESIDENTE DA ZONA .PODE OLHA AI PORQUE AI TEM COISA...

Anônimo disse...

Fiscalizar pra quê? A justiça eleitoral garante que o sistema é 100% SEGURO e inviolável. Ou devemos entender que toda essa propaganda, inclusive aquela dos "homens de preto" informando que nenhum cientista do mundo conseguiu criar algo tão seguro qto a urna brasileira É UMA MENTIRINHA?

Maria Aparecida Cortiz

Anônimo disse...

nao aguentamos mais esse tipo de acontecimento
tudo isso tem que ser visto,pois essa familia do diabo é capaz de qualquer coisa.

Thatila disse...

Mesmo que se provem que houve frude,o poder não vai sair das mãos dela,ou seja não vai adiantar nada tantas provas,pois eles são inbativeis.hoje estou envergonhada por ser maranhense.

Anônimo disse...

Nossa essa quadrilha do maranhao e forte memo eu li um livro sobre estes honoraveis bandidos do maranhao mais atacar ate os votos que e uma das poucas coisas que o cidadao pode acreditar, como esta no livro a pior coisa que o maranhao possui hoje e a familia sarney e a melhor coisa e ser um deles.
Espero que seja apurado mais esse golpe de mestre ,ja que eles mudam ate voto do painel eletronico do senado,o que e uma urna rrsrssrsrsr...

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template