2 de novembro de 2010

EUA: segurança do voto é mais importante que rapidez de apuração

Eleitores têm de preencher cédula de votação, que pode ser do tamanho de uma folha de jornal, antes de papel ser escaneado

Diferentementedo sistema eleitoral brasileiro, que conta com urnas eletrônicas e transmissão de dados por meio de satélite para agilizar o processo de apuração dos votos, os Estados Unidos não confiam no sistema de contagem de votos totalmente computadorizado e ainda utilizam cédulas de votação.

imageO procedimento americano é manual, e em alguns Estados a cédula chega a ser do tamanho de uma folha de jornal. O eleitor preenche a cédula - em que vota para deputado, senador e governador -, que depois é escaneada. A ideia é que a justiça eleitoral americana fique com uma cópia de papel do voto.

De modo geral, o resultado dessas eleições nos Estados Unidos deve sair apenas na madrugada de quarta-feira, levando em conta que a votação em alguns lugares, como Nova York, se estende até as 23h locais. Em lugares onde a disputa é acirrada, como o Alasca, a apuração pode levar alguns dias.

No Brasil, no primeiro turno das eleições deste ano – em que estavam em jogo cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual -, do encerramento do pleito à divulgação dos resultados levou-se cerca de três horas. No segundo turno, o processo foi agilizado com a transmissão de dados via satélite.

Fonte: Último Segundo

Nos EUA, em caso de dúvida do resultado, basta recontar os comprovantes escaniados. Esta é a garantia de transparência do processo. No Brasil, em caso de dúvidas, não há o que fazer. O TSE afirma que a urna eletrônica é inviolável, e por isso, não precisamos conferir.

O que você acha mais importante para o seu voto: a rapidez na totalização ou a segurança  do resultado ?

11 comentários:

Anônimo disse...

A segurança de uma apuração correta é um requisito NECESSÁRIO para um sistema eleitoral.
Já a rapidez na divulgação do resultado é um requisito DESEJÁVEL.

Não há dúvida que, neste caso, estão certos os americanos: a segurança da apuração é muito mais importante que a rapidez dos resultados.

Anônimo disse...

Claro que mais uma vez o que nos diferencia do primeiro mundo é a capacidade de raciocinio e a capacidade de enxergar, vivemos em meio a fraudes ate no ENEM, que consideravamos impossivel de ocorrer, tanto bla bla bla, justificando segurança no sistema e o que vemos são erros, cada vez mais graves em varios setores e o pior é A IMPUNIDADE talves esta seja a maior diferença entre nós e o primeiro mundo.

Anônimo disse...

O sistema americano também não garante a lisura no processo. Prova disso é a eleição de Bush, numa patética apuração em Miami, onde claramente se viu o desvio de cartões de votação, recontagem duvidosa etc.
Nenhum dos dois sistemas é 100% confiável.

AMAURI OLIVEIRA on 28 de outubro de 2012 às 18:09 disse...

olha , o brasil como é o país da maracutaia, que se viola painel do senado , onde o dono do ipobe e do grupo rede globo segundo a record. e óbvio que os resultados vão ser iguais ou parecidos com os das pesquisas, do mesmo grupo, não confio nas urnas , se os estados unidos estão anos luz , na frete do brasil em informatica por que será que não usam urnas eletrônicas?

Anônimo disse...

infelizmente o brasil é mais rapido em tudo que se relaciona a fraudes e impunidades!
Urnas eletronicas podem ser violadas,mas nao podemos afirmar que isso esteja acontecendo. por isso os EUA nao as usam. que outro motivo teriam ,ja que sao avançados em tecnologia?

Anônimo disse...

Imagine se usando cedulas de papel o processo nao é 100% seguro, que diremos entao de urnas eletronicas?

Anônimo disse...

OS EUA não tem tecnologia para desenvolver a urna eltrônica, somente o Brasil detem esta tecnologia. Qua Qua Qua.

Anônimo disse...

Ora que absurdo, estes americanos não sabem o que é tecnologia. Nosso sistema eleitoral é infalível sendo um exemplo até mesmo para os sistemas de segurança da CIA, forças armadas americanas e outros órgãos do governo yankee que vez ou outra se vê encrencado com os famigerados hackers à invadir-lhes os sistemas com indesejáveis vírus, coisa praticamente impossível em nossa avançadíssima tecnologia tupiniquim que mais parece oriunda dos povos extraterrestres precursores das civilizações humanas como no Egito onde até hoje a medicina se debruça em estudos do enigma da avançadíssima ciência da mumificação.

Tenho orgulho de ser brasileiro não somente pela sofisticada tecnologia de ponta exemplar para estes retrógrados países que insistem em sistemas de voto com formulários extensos, comprovantes de voto e ainda escaneados ! Faça-me o favor, se acham pouco estes ultrapassados americanos temos ainda como exemplo o comportamento digno de nossos representantes políticos que jamais se aproveitariam de uma possível vulnerabilidade ainda que ínfima de nosso sistema cem por cento eletrônico.

Aí como eu tô brasileiro ! ...

Anônimo disse...

a NASA, talvez responda porque os americanos ainda votam nas urna
tradicionais, kkkk

Luiz Quintanilha on 1 de julho de 2014 às 23:49 disse...

Só estão dizendo que o voto eletrônico e fraudável porque o PT está no poder, mas e quando o PSDB estava, não era?

Anônimo disse...

Talvez eles usem esse método, pois por serem aparelhos eletrônicos são absolutamente passíveis de fraude. Com, quem sabe um simples cabo usb, seria possível alterar os dados, o que um hacker então seria capaz de fazer? Não sejam leigos assim, qualquer método de voto pode ser fraudado, os norte-americanos não usam as urnas eletrônicas porque obviamente sabem disso.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template