17 de outubro de 2010

Coletânea: últimos links publicados

IDG Now[IDG Now] Especialista ganha prêmio do TSE por registrar interferência da urna sobre rádio, o que permitiria romper segredo por meio de receptores baratos

Durante os testes promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para testar a segurança da urna eletrônica a ser usada nas eleições de 2010, um perito teve sucesso em quebrar o sigilo eleitoral e descobrir, por meio de radiofrequência, o candidato escolhido pelo eleitor (leia mais…)

Terra Magazine[Terra Magazine por Bob Fernandes] Especialista: TSE inviabiliza investigação de fraude em urna

Entrevista com a advogada Maria Cortiz. Para ela, a falta de transparência e o custo da urnas eletrônicas brasileiras são dignos de maior atenção. Contudo, alerta, o Tribunal Superior Eleitoral "inviabiliza" investigação sobre fraudes e "ridiculariza" quem levanta essas questões (leia mais…)

Conjur[Consultor Jurídico] Clube de São Paulo faz eleição com voto impresso

O Brasil terá sua primeira eleição com voto eletrônico impresso. O pessoal do Harmonia optou por imprimir os votos por considerar que esse sistema oferece sigilo e inviolabilidade (leia mais…)

Fragmentos de Lucidez[Fragmentos de Lucidez] A maior falha já documentada em sistema de votação eletrônica

A tecnologia de votação eletrônica ainda é um tópico que gera polêmicas: por um lado há a necessidade para melhorar a votação com operações por um método efetivo de computação de votos, no outro há um pouco de perplexidade devido à segurança efetiva desta tecnologia (leia mais…)

Folha OnLine[Folha OnLine] Mais duas urnas eletrônicas adulteradas são encontrada no DF

A fiscalização da propaganda eleitoral do TRE do Distrito Federal apreendeu hoje mais duas eletrônicas "viciadas". Os equipamento foram violados e tinham sido programados para computar votos para candidatos pré-determinados (leia mais…)

Crise Internacional[Crise Internacional] Urnas eletrônicas não são infalíveis e nem seguras contra hackers

Estudantes de curso avançado de segurança da informática da Universidade Rice, de Houston, estão aprendendo o quão fácil é invadir o software utilizado nas votações em urnas eletrônicas. Dan Wallach, professor adjunto da Universidade Rice e diretor do Laboratório de Segurança da Computação da universidade, testou seus alunos através de uma experiência da vida real. Eles foram orientados a eleborar os seus melhores meios para burlar uma máquina de votação eletrônica (EVM) na sala de aula (leia mais…)

Folha OnLine[Folha OnLine] TRE apreende novas urnas eletrônicas "viciadas" no Distrito Federal

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal apreendeu a terceira urna eletrônica falsa, programada para repetir os mesmos votos, em cidades satélites próximas a Brasília. Desta vez, a urna estava em Sobradinho (leia mais…)

Blog Ricardo Mota[Blog Ricardo Mota] TSE julga hoje caso das urnas de 2006 em Alagoas

Está na pauta de 06/04/2010 do TSE o recurso apresentado pelo empresário João Lyra na ação impetrada por ele depois de perder as eleições de 2006 – é o caso das urnas, que para alguns exige uma investigação mais aprofundada; para outras, trata-se apenas de uma tragicomédia (leia mais…)

DNT[DNT] TRE volta a negar fraude nas urnas eleitorais e eleições e julga improcedente ação ajuizada por João Lyra

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decidiu, por unanimidade, na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (16) julgar improcedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), por suposta fraude nas eleições de 2006, impetrada pelo industrial João José Pereira de Lyra, na condição de então candidato ao governo do Estado, contra o governador Teotônio Vilela Brandão Vilela Filho e o vice José Wanderley (leia mais…)

Convergência Digital[Convergência Digital] Eleição 2010: Especialistas retomam críticas à urna eletrônica

A discussão sobre a segurança, ou falta dela, no processo de votação com urnas eletrônicas parece uma disputa sem fim. Nesta segunda-feira, um grupo de especialistas entrega ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, um relatório que questiona os resultados de análises promovidas pelo tribunal no ano passado e pede mudanças no processo de votação (leia mais…)

Jus Brasil[JusBrasil] TSE recebe estudo independente sobre urnas

Em audiência que se estendeu por quase duas horas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres de Brito, recebeu nesta segunda-feira (12/4) em Brasília cópia de relatório que questiona a confiabilidade do sistema brasileiro de votação eletrônica preparado por um grupo independente composto pelo jurista Sérgio Sérvulo da Cunha, do Instituto dos Advogados Brasileiros; três professores de ciência da computação, dois advogados e quatro técnicos em tecnologia de informática (leia mais…)

Direito em Bits[Direito em Bits] Urna Eletrônica: O relatório CMInd

Texto do Augusto Marcacini, um dos subscritores do relatório que apontou críticas ao sistema eletrônico de votação brasileiro. Ele integrar um comitê, informalmente criado, que se auto-intitulou Comitê Multidisciplinar Independente, ou CMInd. Trata-se, de fato, de um comitê multidisciplinar, formado por profissionais de diferentes formações e experiências, que se conheceram ao longo dos últimos anos em torno das discussões sobre a urna eletrônica brasileira, e que espontaneamente se reuniram para produzir esse documento (leia mais…)

Luciana Capiberibe[Blog da Luciana Capiberibe] Princípio do contraditório e da imparcialidade no processo eletrônico de votação – Maria Aparecida Cortiz

Texto da Advogada Maria Aparecida Cortiz, especialista em Direito Eleitoral e Sistema Eletrônico de Votação. Ela discorre sobre o modelo atualmente vigente na Justiça Eleitoral brasileira, onde esta é fração especializada do Poder Judiciário (CE, CF/88 art. 92, V, 118 a 121), com absoluta concentração das três funções de Estado no mesmo ente. Para a autora do texto, essa indesejada concentração de poderes, permite que os integrantes da Justiça Eleitoral mesmo legalmente impedidos possam julgar causas que versem sobre processo eletrônico de votação, visto que são partes e interessados no desfecho da lide, já que no exercício da função administrativa desenvolvem os programas das eleições e são responsáveis pela sua segurança e bom funcionamento (leia mais…)

Observatório da Imprensa[Observatório de Imprensa] Processo eleitoral e o império midiático

Excelente texto do professor Pedro Antônio Dourado de Rezende. Sendo frequentemente consultado por jornalistas, especialistas e por parlamentares, sobre a segurança no processo eleitoral eletrônico, ele julgou prudente tentar obter esclarecimentos diretos da maior organização midiática no Brasil, sobre sua linha editorial para o tema. Particularmente em relação à mini-reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional – e sancionada pelo presidente da República com alguns vetos – em setembro de 2009 (leia mais…)

G1[G1] Teste mostra que urna eletrônica da Índia poderia ser controlada via celular

Um estudo realizado por um grupo internacional de especialistas em informática e votação eletrônica consideraram as urnas eletrônicas indianas inseguras. Os especialistas demonstraram como é possível alterar os resultados de uma eleição e até como instalar um componente que permitiria o controle da máquina por meio de um celular. A solução proposta é a existência de um voto impresso que deve ser confirmado pelo eleitor (leia mais…)

G1 3[G1 - Jornal Hoje] Urna tipo exportação

Reportagem publicada em março de 2003, pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, informando sobre o uso, pelo Paraguai, das urnas eletrônicas brasileiras.

 

“As máquinas de votação seriam utilizadas nas próximas eleições do país. De acordo com a reportagem, o equipamento diminuiria a possibilidade de fraudes e agilizaria a apuração do resultado: a garantia viria do fato das urnas serem um produto genuinamente brasileiro. As máquinas seriam emprestadas àquele país e funcionários do TRE do Paraná trabalhariam para conferir e embalar os equipamentos. "Até o fim da semana seis mil serão enviadas ao Paraguai. Algumas já chegaram para que os eleitores paraguaios possam treinar o sistema de votação” (leia mais…)

G1 2[G1 - Notícias Mundo] Eleições no Paraguai não terão urnas eletrônicas

Reportagem publicada em abril de 2008, pelo site G1, do Grupo Globo, informando sobre a vitória dos partidos de oposição do Uruguai que conseguiram proibir a Justiça Eleitoral Paraguaia de utilizar as urnas eletrônicas brasileiras.

 

“Nas eleições presidenciais daquele ano foram usadas cédulas de papel e urnas tradicionais. As urnas eletrônicas fabricadas no Brasil foram vistas sem uso em um depósito da Justiça Eleitoral no Paraguai (foto). Os partidos de oposição conseguiram uma medida judicial que proibiu o uso da votação eletrônica no país (leia mais…)

RNW[Rádio Netherlands Worldwide] O mundo assiste a Holanda votar a lápis

Em junho de 2010, os eleitores holandeses foram às urnas para eleger um novo parlamento. Cada eleitor entrou na cabine de votação, desdobrou um papel enorme (a cédula de votação tem o tamanho de uma folha de jornal) e usou um lápis vermelho para marcar um x junto ao nome de seu candidato de escolha. Não foi utilizada nenhuma urna eletrônica.

 

Os holandeses voltaram a votar a lápis porque os computadores não garantiam a privacidade dos eleitores. O retorno do voto a lápis atraiu o interesse de democracias de todo o mundo.

 

A Holanda é o primeiro país que volta à cédula de papel depois de ter feito a transição para computadores. Outros países estão considerando se deveriam seguir o exemplo holandês (leia mais…)

Jornal O Globo[Jornal O Globo] A segurança da urna eletrônica

Artigo do advogado Nelson Lima do Amaral, onde ele expõe suas dúvidas sobre a segurança e a lisura da adoção da urna eletrônica brasileira. Com a ocorrência dos vários escândalos políticos que assolam Brasília promovidos pelos que dominam o poder, a população mais esclarecida anda cada vez mais desconfiada e insegura quanto à honestidade do sistema.

 

Mesmo com a certeza da boa intenção do TSE, a dúvida permanece. Basta um funcionário ou um técnico eletrônico corrupto - e dinheiro para esta corrupção existe e muito - para que um comando venha a ser modificado visando privilegiar certamente quem já está encastelado no poder, para que haja uma mudança no resultado do pleito (leia mais…)

Notícias do Sertão[Notícias do Sertão] A terceirização das eleições no Brasil... porta aberta para fraude

A Empresa Probank especializada na prestação de serviços de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações é a maior fornecedora das eleições do país desde as eleições de 2004 e, em 2006, venceu a licitação para prestar serviços ao TSE até as eleições de 2010.

 

Em agosto deste ano se inicia orecrutamento para 912 vagas temporárias para técnicos na Bahia. A oferta é feita especialmente para as eleições deste ano e quem for contratado trabalhará, em regime de prestação de serviços, de agosto até quinze dias após o encerramento do processo eleitoral na cidade de lotação (leia mais…)

Leste Mais[Lestemais] Caixa eletrônico libera dinheiro por comando de hacker

O especialista em segurança Barnaby Jack, diretor de pesquisa da empresa de consultoria IOActive Labs, demonstrou diante de uma platéia atônita como é possível invadir terminais aparentemente invioláveis.

 

Jack estudou um ano para descobrir de que forma entrar em sistemas de caixas eletrônicos que ficam sozinhos em postos de gasolina, lojas de conveniência, bares e supermercados. Para isso, o especialista comprou, pela internet, uma máquina como essa e a infectou. Na sequência, assumiu seu controle e a fez “cuspir” dinheiro diante dos olhos de centenas de pessoas (leia mais…)

G1 2[G1] Polícia prende hacker indiano que identificou falha em urna

Pesquisa de Hari Prasad mostrou ser possível fraudar a eleição. Autoridades querem nome de fonte anônima que cedeu a urna. Dez policiais invadiram a casa do ativista Hari Prasad, em Hyderabad , na Índia, neste sábado (21), em busca de informações sobre a fonte anônima que cedeu uma urna eletrônica para pesquisa realizada pelo hacker no início do ano. Prasad não revelou o nome da fonte e foi levado a Mumbai - uma viagem de 14 horas - e acabou preso. Os policiais admitiram estar “sob pressão”, de acordo com uma conversa por telefone de Prasad com o colega J. Alex Halderman, professor na Universidade de Michigan (leia mais…)

Jornal O Globo 1[Jornal O Globo] Urnas eletrônicas e a segurança do voto

Artigo do leitor Francisco Ribeiro Mendes, para o Jornal O Globo, onde expõe sua preocupação, diante de tanta violação, de tanta quebra de sigilo e de tantos olheiros a serviço do poder público, com o uso da urna eletrônica nas Eleições Brasileiras. Por fim, ele propõe que a votação seja feita por meio de cédulas de papel (leia mais…)

Conjur[Consultor Jurídico] OAB nacional se recusa a homologar urnas eletrônicas

Texto do engenheiro Amílcar Brunazo Filho, sobre a recusa da OAB Nacional em homologar as urnas eletrônicas para as Eleições Gerais 2010.

 

Tradicionalmente a Ordem dos Advogados do Brasil, assim como a ABI, assumem posições corajosas em defesa de ideais e princípios sociais. Como membro do Comitê Multidisciplinar Independente (CMind) e moderador do Fórum do Voto Seguro, venho manifestar minhas congratulações ao Conselho Federal da OAB e à sua Comissão de Informática pela recente decisão de não legitimar os programas de computador do sistema eleitoral desenvolvido pelo TSE (leia mais…)

Si14[Si14] Radinho de pilha barato quebra sigilo da urna eletrônica brasileira

O consultor Sérgio Freitas da Silva montou uma equipe com 32 especialistas em segurança e ganhou o prêmio oferecido pelo TRE por descobrir qual eleitor está votando em qual candidato na urna eletrônica, utilizando como principal ferramenta um radinho de pilha (leia mais…)

Rede Brasil[Rede Brasil de Notícias] Ladrões roubam urna eletrônica pensando ser forno microondas na Bahia

Você sabe a diferença entre um forno microondas e uma urna eletrônica? Iago José Gonçalves, 23 e Juarez Dourado Nobrega, 28 anos, presos em flagrante por crime de arrombamento não sabiam. A referida dupla fora presa no interior do Colégio Eufrásio Vilela Dourado naquela cidade. Eles são acusados arrombarem o prédio escolar, e quando desligavam as urnas eletrônicas para subtrairem, foram surpreendidos pelos policiais (leia mais…)

Século Diário[Século Diário] Urna eletrônica - a caixa-preta blindada por uma instituição que concentra três poderes

Texto de José Rabelo sobre as falhas do sistema brasileiro de votação e a concentração de poderes da Justiça Eleitoral.

 

“Talvez o Brasil seja um dos únicos países democráticos que ainda admita que uma mesma instituição acumule prerrogativas de três poderes republicanos” (leia mais…)

 

O link apresentou problemas ao abrir, favor comunicar aqui.

1 comentários:

Anônimo disse...

SP, eleitora diz que não conseguiu votar.


A eleitora Neuza Gonçalves Kummorw, 45 anos, disse que não conseguiu votar neste 2º turno das eleições presidenciais. De acordo com ela, quando compareceu à sua seção, por volta das 14h30 deste domingo, na cidade de São Carlos (SP), o mesário lhe informou que o seu título já havia sido utilizado.

"Levei o RG e o título de eleitor em mãos. Assim que o mesário digitou meu título, para habilitar a votação, ele me informou que alguém já havia votado com o número dele", afirmou. "O presidente da mesa disse que achou o fato estranho e pediu para eu relatar o ocorrido no Cartório Eleitoral, para checar o problema", disse.

continua

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4765734-EI15311,00-vc+reporter+em+SP+eleitora+diz+que+nao+conseguiu+votar.html

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template