9 de maio de 2011

Eu quero meu voto impresso!

O Supremo vai decidir muito em breve se o voto de cada cidadão brasileiro será ou não impresso depois de digitado na urna eletrônica. A batalha entre os defensores das duas teorias é difícil. Mas o voto impresso, afinal de contas, ainda parece a melhor opção.

Por um lado, o Ministério Público, que quer derrubar a Lei do Voto Impresso (válida a partir de 2014), impõe uma série de obstáculos ao bom funcionamento. Mas técnicos dizem que nenhum deles, no fundo, faz sentido.

O primeiro ponto importante a ressaltar é: ninguém leva um papelzinho para casa dizendo em quem votou. Isso, claro, facilitaria a compra de votos. Pela lei, o eleitor nem encosta no tíquete impresso que, após conferência, cai automaticamente numa urna lacrada.

Aí vêm os outros argumentos. Dizem que a "assinatura digital" no voto permitiria a identificação do eleitor. Não é bem assim, dizem os técnicos. O que será impresso é uma marca da seção eleitoral, e provavelmente em código de barras, ou outro sistema não decifrável à primeira vista.

Dizem que se a impressora travar, um técnico terá de entrar e acabará vendo em quem o fulano estava votando. Mas isso já não pode acontecer sem a impressora, só com a urna eletrônica?

Além de tudo, a urna com impressão garante o direito à recontagem. Hoje, se alguém conseguir fraudar o software da urna, não ficaremos nem sabendo: não há como contar os votos de novo, simplesmente.

O voto impresso é um avanço para a democracia brasileira. Resta ver se o STF entenderá isso ou se tentará impedir que alguém fiscalize o trabalho do TSE.

Fonte: CAIXA ZERO – Roberto Galindo

http://www.gazetadopovo.com.br/blog/caixazero/?id=1123723&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

1 comentários:

Anônimo disse...

Isso não tem que ser decidir pelo Supremo, e sim pela própria população, através de plebiscito, onde haja a opção do voto impresso para que o sistema seja conhecido na prática.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template