27 de outubro de 2012

Vice de Maluf suspeita de fraude nas urnas e pede que técnico acompanhe 2º turno

Da Redação

O candidato a vice-prefeito de Cuiabá na chapa do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), o advogado João Celestino Correa da Costa (DEM) levantou, através de seu perfil do Facebook, uma questão sobre a confiabilidade nas urnas eletrônicas utilizadas nas eleições.

Ele citou uma reportagem uma reportagem de 2008 do Jornal da Band, que fala sobre uma investigação na cidade de Caxias, no interior do Maranhão, em que um vereador falou que não teve o próprio voto computado.

A reportagem cita depoimentos de eleitores e mesários, denunciando que mesmo apertando corretamente o número,não aparecia a foto correta, nem o nome do candidato. Ouvidos, dois especialistas em análise de sistemas e tecnologia da informação, revelaram ser possível ocorrer este tipo de fraude nas urnas. "Se tivesse a oportunidade de violar uma urnapor 15 segundos poderia me eleger presidente da República", disse um analista.

Além disso, relatórios de algumas urnas apontaram que as urnas foram violadas após cerimônia de lacre das urnas. Nenhuma autoridade eleitoral do Maranhão procurou se manifestar acerca das denúncias. Até hoje, não se tem resultado da investigação aberta pela Polícia Federal.

Cuiabá

Celestino usou este exemplo para defender uma investigação nas urnas utilizadas nas eleições de Cuiabá. O resultado das eleições contrariou todas as pesquisas de opinião.

Ele ainda criticou a inércia do Tribunal Regional Eleitoral em evitar uma investigação aprofundada sobre as denúncias. PAra o segundo turno, ele requereu que um técnico da USP acompanhe a votação e totalização dos votos na capital do Estado.

"Temos que abrir uma ampla investigação social sobre todos os fatos que estão depondo contra a urna eletrônica, sob pena de no futuro se acabar com a já cambaleante credibilidade das mesmas", declarou.

Fonte: http://o-documento.jusbrasil.com.br/politica/103606105/vice-de-maluf-suspeita-de-fraude-nas-urnas-e-pede-que-tecnico-acompanhe-2-turno

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template