8 de novembro de 2012

Após denúncia de eleitores, 15 urnas eletrônicas são vistoriadas em Ibaté

Representantes de partidos, promotor e juiz acompanharam trabalhos.

População diz que houve fraude na eleição para prefeito no mês passado.

Depois da confusão nas eleições municipais de Ibaté (SP), as urnas com suspeitas de problemas foram analisadas nesta quinta-feira (8). Representantes de partidos, acompanhados do promotor de justiça e o juiz eleitoral da cidade, estiveram no cartório para acompanhar o trabalho de conferência. Ao todo 15 equipamentos foram avaliados.

Segundo o técnico judiciário Marco Aurélio Cândido, um sistema especial comprovaria que as urnas não foram violadas. “Nós vamos fazer uma verificação pós-eleição com uma mídia que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fornece e com isso vamos mostrar que dentro das urnas estão os nomes e as fotos dos candidatos que concorreram nas eleições agora”, afirmou.

Eleitores reclamaram que no pleito do dia 7 de outubro a foto do candidato derrotado Júnior Trevisan (PTB) não aparecia na urna eletrônica, em alguns locais de votação. Ele ficou em segundo lugar, com 40,36% dos votos válidos. O candidato que ganhou a eleição, Dr. Alessandro (PSDB) teve 51,58% dos votos.

Tumulto e agressões
Uma semana após as eleições, um protesto de moradores em frente à Prefeitura, na Praça Central, terminou em tumulto e agressões. A Polícia Militar foi chamada para reforçar a segurança. Manifestantes relataram que o atual prefeito da cidade, José Luiz Parrela, chegou acompanhado do filho, Caio Parrela, e seguranças e houve agressões.

Imagens feitas com um celular flagraram o filho do prefeito dando um empurrão em um homem. Em seguida, ele deu um soco em um homem e empurrou a dona de casa Renata Faustino. “Eles vieram com pontapé, soco, ameaçando. Eu mesmo fui agredida pelo filho dele”, disse.

Tudo aconteceu em frente à Polícia Militar e os moradores reclamaram que nada foi feito. “Na verdade a gente estava com vários focos de problema e a gente não tem como conter todas as pessoas. Todos os fatos foram registrados, algumas pessoas filmaram e com certeza vai ser dado o devido andamento no inquérito policial”, disse o comandante da PM, tenente Renato Gonzalez.

Por telefone, o prefeito de Ibaté José Luiz Parrela não quis comentar o tumulto. Ele disse que o filho dele não estava na cidade para responder às acusações de agressão.

Denúncia formalizada
A promotora de Justiça de Ibaté, Débora Orsi Dutra, pediu para que duas mesárias se apresentassem ao Ministério Público. Depois de ouvir os depoimentos, ela orientou os manifestantes a fazerem a denúncia por escrito para que ela seja investigada pela Promotoria Eleitoral de São Carlos. “A gente só quer que a Justiça seja feita. A gente está aqui para que pelo menos seja feita a perícia nas urnas”, afirmou o presidente do PSDC, Ednilson de Moraes Franco.

O juiz eleitoral Milton Gordo informou que não recebeu nenhuma denúncia de fraude nas eleições em Ibaté.

Fonte: G1

2 comentários:

Anônimo disse...

fala serio gente que nao sabe perder nao deveria nem ter se candidatado a prefeito de ibate 45 tem que continuar seu trabalho sou 45 sempre gostou tre

Anônimo disse...

pessoas que nem o trevisam nem teria que passar perto da prefeitura da nossa cidade ele so teve votos por ficou dando carne para o povo e prometendo casas e trabalho eu provo so me procurar

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template