6 de novembro de 2012

EUA:urna eletrônica troca voto de eleitor

Urna 1Os Estados Unidos estão em meio a um processo para eleição do seu novo presidente. Por lá, ao contrário do que acontece no Brasil, o uso de um sistema eletrônico para votação não é tão disseminado. E, conforme o The Verge, ainda aconteceu algo nesta manhã que abalou a confiança nesse método.

Um eleitor na Pensilvânia simplesmente não conseguiu selecionar, na tela sensível ao toque, o seu candidato. Mesmo optando por Barack Obama, o atual presidente, candidato à reeleição pelo Partido Democrata, a máquina insistia em marcar o Republicano Mitt Romney.

O eleitor fez um vídeo para mostrar o bug e postou no Reddit, onde a discussão segue bem acalorada. Ele tentou várias vezes escolher Obama, mas sem sucesso. Quando questionou outros eleitores para saber se eles também enfrentavam o problema, a resposta foi negativa, o que indica que o incidente foi, provavelmente, um fato isolado.

Ainda segundo o eleitor, o erro não acontecia ao selecionar outro candidato, Jill Stein. No entanto, como o nome de Obama fica imediatamente abaixo ao de Romney, a esquisitice pode ser simplesmente resultado de um problema de calibração na touchscreen. O que, em um caso importante como uma eleição, não deve ser subestimado. "Se não podemos nem fazer com que as telas selecionem o candidato correto, então sequer deveríamos usar essas máquinas", protesta um dos usuários do Reddit. Pelo menos, as urnas brasileiras ainda exigem a digitação do número do candidato através de botões físicos, o que parece menos prático, embora mais seguro.

Fonte: Adrenaline Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template