11 de novembro de 2012

TRE faz auditoria em urnas do município de Primavera do Leste-MT

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso realizou a auditoria de duas urnas utilizadas na última eleição em Primavera do Leste. A verificação e auditoria foi realizada após solicitação do juiz Eleitoral da 40ª Zona, João Thiago Guerra, que recebeu em outubro o pedido formulado pela Coligação Primavera para Todos, do então candidato a Prefeitura, Mateus Viana (PDT).

 

A coligação julgava inaceitável e inexplicável a quantidade de falhas técnicas apresentadas pelas urnas eletrônicas, solicitando ainda o fornecimento do número de série das urnas utilizadas nas seções de votação, permanência das urnas junto a 40ª Zona para verificação de eventual apuração das irregularidades e ainda o acesso às informações contidas nas caixas pretas de cada uma das urnas e mais a cópia das atas de todas as seções.

No seu despacho, o juiz João  Guerra considerou que todo o cidadão tem direito às suas crenças e superstições, no entanto, “é leviano e ofensivo à Justiça Eleitoral o infundado questionamento acerca da idoneidade da votação eletrônica” - descreve. vGuerra explicou no despacho que as urnas eletrônicas não possuem dispositivo de caixa preta.

Na época do pedido feito a Justiça Eleitoral, a coligação, baseada em narrativas de eleitores que afirmam não terem visualizado a foto do então candidato a vice-prefeito, Juarez Farias (PDT) na hora da votação. As  duas eleitoras são assessoras do gabinete do deputado Estadual Zeca Viana (PDT).

Estiveram presentes na cerimônia representando a coligação Vencer com o povo, o vice-prefeito eleito, Eraldo Fortes (PSD) e Paulo Zeni da coligação Primavera para Todos, as assessoras do deputado Daiana Otonelli Werner, Welyda Carvalho e o técnico em  Informática Ruben Machado Shuster. Os trabalhos foram acompanhados pela juiza Auxiliar da presidência, Serly Alves e pelo coordenador de Sistemas Eleitorais, Salomão de Souza Fortaleza.

As urnas verificadas no TRE em Cuiabá foram as de número 63 e 84. Foram verificados todos os passos de abertura e uso dos equipamentos, verificados as fotos dos candidatos a prefeito e vice e extraídos todos os relatórios e entregues aos representantes das coligações.

Para Serly, esse tipo de verificação após as eleições dificilmente acontece, pois o sistema é seguro e eficaz, e, no Mato Grosso foi o único município que solicitou tal procedimento, “o TRE/MT está convicto da seriedade com que todo o processo foi conduzido não somente no Estado, mas também no Brasil” - destaca.

Fortes que acompanhou os trabalhos achou válida a verificação, porém desnecessária, pois acredita na seriedade do sistema e que todos os passos realizados pela Justiça Eleitoral são amplamente divulgados e convocados os interessados a participar, “perder faz parte da vida, o importante e saber perder com dignidade e reconhecer que o adversário foi melhor, afinal de contas vivemos num estado democrático de direito” -  finaliza.

No despacho feito em outubro, Guerra, considerou ainda que “saber perder é tão importante quanto saber ganhar, mesmo porque a derrota é sempre uma possibilidade concreta para todos aqueles que aceitam os riscos de uma disputa eleitoral” - considera.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template