14 de novembro de 2012

Urna eletrônica: mais uma cidade com suspeita de fraude

Justiça Eleitoral faz auditoria das urnas eletrônicas do Povoado de Caraíbas, Chorrochó-Ba.

13/11/2012 10:21

A Justiça Eleitoral, Ministério Público e Cartório Eleitoral da 158ª Zona Eleitoral de Chorrochó promoveram ontem segunda-feira (12), no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Adauto Pereira de Souza, situado à Avenida Apolônio Sales, nº. 663, Centro, Paulo Afonso, às 15h00min, a auditoria das urnas eletrônicas que foram utilizadas nas eleições municipais de 2012 do povoado de Caraíbas, município de Chorrochó, interior da Bahia.
Na auditoria foi utilizado o Software de VPP - Verificação Pré e Pós Eleições, versão V. 3.10.0.1, onde foi verificado a conferência das fotos de todos os candidatos e reimprimindo os boletins de urnas.
A auditoria foi solicitada pela Coligação Pra Fazer Valer a Vontade do Povo Coligação, tendo seu representante Euzébio Araújo.
Na auditoria realizada nas urnas das seções 36, 37,38 e 39, NÃO foi constatado nenhuma irregularidade ou violação.
Confira com exclusividade na integra a ata da cerimônia de auditoria de verificação em urnas utilizadas nas seções do povoado de Caraíbas, no município de Chorrochó

JUÍZO ELEITORAL DA 158ª ZONA ATA DA CERIMÔNIA DE AUDITORIA DE VERIFICAÇÃO EM URNAS ELETRÔNICAS UTILIZADAS NO MUNICÍPIO DE CHORROCHÓ–BA NAS

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SETE DE OUTUBRO DE 2012
Aos DOZE dias do mês de NOVEMBRO do ano de 2012, às 15:00h, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Adauto Pereira de Souza, situado à Av. Apolônio Sales, 663,Centro, Paulo Afonso, Bahia, na presença da Excelentíssima Senhora Doutora Luciana Khoury, D.D. Promotora de Justiça da 158ª Zona Eleitoral, Thales Vinícius Lima de Souza, estagiário do Ministério Público da Bahia, do ilustríssimo Senhor Carlos Eduardo Duarte Brandão, Analista Judiciário – Área Administrativa, José Nilson Rodrigues dos Santos, Representante da Coligação Chorrochó Unido Para Seguir Crescendo; Uilde Irlã de Oliveira, Delegado da Coligação Chorrochó Unido Para Seguir Crescendo; Hudson Mar Araújo e Souza, eleitor; Luiz Alberto de Menezes,vereador reeleito pelo PT, no município de Chorrochó; Eusébio Araújo Santos, Representante da Coligação Pra Fazer Valer a Vontade do Povo, Edilson Oliveira Maciel, técnico de urna que atuou nas Eleições 2012 e repórter da Rádio Líder Sertão FM 104,9, da cidade de Chorrochó.

Deu-se a ABERTURA dos trabalhos da CERIMÔNIA DE AUDITORIA das Urnas Eletrônicas que foram utilizadas pela 158ª Zona Eleitoral,no município de Chorrochó,referente ao 1º Turno das Eleições de 2012,que ocorreram em 7 de outubro próximo passado. Registra-se que a AUDITORIA em comento foi realizada por determinação do Juízo Eleitoral da 158ª, acatando pedido do Ministério Público Eleitoral,com fulcro no art. 35, V do Código Eleitoral.
Foram selecionadas pela Exm.º Sra. Promotora da 158ª Zona, para que fossem devidamente auditadas, 04 (quatro) Urnas Eletrônicas de Votação, quais sejam das seções 036, 037, 038 e 039 de Caraíbas.

O sistema utilizado na Auditoria de Verificação das urnas foi o Software de VPP - Verificação Pré e Pós Eleições, versão V. 3.10.0.1; que é parte integrante de cada Urna Eletrônica e se destina a permitir a autenticidade dos programas nela instalados.Na oportunidade, foram também auditados os Boletins de Urna,impressos logo após o encerramento da votação, para verificar se eles são condizentes com o resultado que foi publicado após a totalização dos votos e foi ainda conferido o número de pessoas votantes com assinatura nos cadernos de votação e a
compatibilização com o número constante nos Boletins de Urna.
Por fim, foram verificadas as Atas das Mesas Receptoras de votos das Seções acima indicadas, para constatar se seus Membros ou Fiscais de Partido fizeram consignar algum fato que,naquela ocasião, tenham considerado ser digno de nota. Durante a auditoria em comento pôde-se constatar o seguinte:
Seção 036
Fez-se uma conferência visual do gabinete da Urna, na qual pôde-se verificar que os lacres adesivos não evidenciavam sinal de violação e que todos tinham o mesmo número de série, a saber, 0200173, o que evidencia que cada um deles foi retirado de uma mesma cartela. Ato contínuo, rompeu-se o lacre de reposição da tampa da mídia de resultado, e inseriu-se a mídia contendo o aplicativo de inicialização do VPP, que permitiu constatar que os sistemas instalados na Urna Eletrônica auditada são condizentes com os Sistemas Originais, homologados e lacrados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Na oportunidade, verificou-se as fotos dos candidatos, à livre escolha dos presentes, não sendo constatada nenhuma inconsistência.
Em seguida, a tampa da mídia de resultado foi novamente lacrada, desta feita com um lacre número de série 095456, devidamente rubricado pela D.D. Promotora de Justiça da 158ª Zona Eleitoral.
Passando à análise do acervo documental da seção acima mencionada, pôde-se constatar que o resultado da votação na seção eleitoral em tela, impresso pela Urna Eletrônica logo após o encerramento da votação, é idêntico ao que foi publicado após a totalização dos votos.
Seção 037
Fez-se uma conferência visual do gabinete da Urna, na qual pôde-se verificar que os lacres adesivos não evidenciavam sinal de violação e que todos tinham o mesmo número de série, a saber, 0200174, o que evidencia que cada um deles foi retirado de uma mesma cartela. Ato contínuo, rompeu-se o lacre de reposição da tampa da mídia de resultado, e inseriu-se a mídia contendo o aplicativo de inicialização do VPP, que permitiu constatar que os sistemas instalados na Urna Eletrônica auditada são condizentes com os Sistemas Originais, homologados e lacrados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Na oportunidade, verificou-se as fotos dos candidatos, à livre escolha dos presentes, não sendo constatada nenhuma inconsistência. Em seguida, a tampa da mídia de resultado foi novamente lacrada, desta feita com um lacre número de série 095495, devidamente rubricado pela D.D. Promotora de Justiça da 158ªZona Eleitoral.
Passando à análise do acervo documental da seção acima mencionada, pôde-se constatar que o resultado da votação na seção eleitoral em tela, impresso pela Urna Eletrônica logo após o encerramento da votação, é idêntico ao que foi publicado após a totalização dos votos.
Seção 038
Fez-se uma conferência visual do gabinete da Urna, na qual pôde-se verificar que os lacres adesivos não evidenciavam sinal de violação e que todos tinham o mesmo número de série, a saber, 0200175, o que evidencia que cada um deles foi retirado de uma mesma cartela. Ato contínuo, rompeu-se o lacre de reposição da tampa da mídia de resultado, e inseriu-se a mídia contendo o aplicativo de inicialização do VPP, que permitiu constatar que os sistemas instalados na Urna Eletrônica auditada são condizentes com os Sistemas Originais, homologados e lacrados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Na oportunidade, verificou-se as fotos dos candidatos, à livre escolha dos presentes, não sendo constatada nenhuma inconsistência. Em seguida, a tampa da mídia de resultado foi novamente lacrada, desta feita com um lacre número de série 095493, devidamente rubricado pela D.D. Promotora de Justiça da 158ª Zona Eleitoral.
Passando à análise do acervo documental da seção acima mencionada, pôde-se constatar que o resultado da votação na seção eleitoral em tela, impresso pela Urna Eletrônica logo após o encerramento da votação, é idêntico ao que foi publicado após a totalização dos votos.
Seção 039
Fez-se uma conferência visual do gabinete da Urna, na qual pôde-se verificar que os lacres adesivos não evidenciavam sinal de violação e que todos tinham o mesmo número de série, a saber, 0200, o que evidencia que cada um deles foi retirado de uma mesma cartela. Ato contínuo, rompeu-se o lacre de reposição da tampa da mídia de resultado, e inseriu-se a mídia contendo o aplicativo de inicialização do VPP, que permitiu constatar que os sistemas instalados na Urna Eletrônica auditada são condizentes com os Sistemas Originais, homologados e lacrados pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Na oportunidade, verificou-se as fotos dos candidatos, à livre escolha dos presentes, não sendo constatada nenhuma inconsistência. Em seguida, a tampa da mídia de resultado foi novamente lacrada, desta feita com um lacre número de série 095494, devidamente rubricado pela D.D. Promotora de Justiça da 158ª Zona Eleitoral.
Passando à análise do acervo documental da seção acima mencionada, pôde-se constatar que o resultado da votação na seção eleitoral em tela, impresso pela Urna Eletrônica logo após o encerramento da votação, é idêntico ao que foi publicado após a totalização dos votos.
Após terem sido auditadas todas as Urnas Eletrônicas retro indicadas, e nada mais havendo, os trabalhos desta Auditoria de Verificação foram encerrados às 16:40 horas, e para historiá-los, lavrou-se a presente Ata, que depois de lida e achada conforme, segue devidamente assinada por mim,CARLOS EDUARDO DUARTE BRANDÃO, Analista Judiciário – Área Administrativa, aqui atuando no exercício do mister de auditor, e pelos demais presentes quando do encerramento dos trabalhos.

DR.ª Luciana Khoury
Promotora da 158ª Zona Eleitoral
Thales Vinícius Lima de Souza
Estagiário do Ministério Público da Bahia
José Nilson Rodrigues dos Santos
Representante da Coligação Chorrochó
Unido Para Seguir Crescendo
Uilder Irlã de Oliveira
Delegado da Coligação Chorrochó
Unido Para Seguir Crescendo
Hudson Mar Araújo e Souza
Eleitor
Luiz Alberto de Menezes
Vereador reeleito pelo PT
Eusébio Araújo Santos
Representante da Coligação Pra Fazer
Valer a Vontade do Povo

Fonte: Portal Formosa

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template