8 de dezembro de 2012

Sem urna eletrônica é só recontar os votos.

Candidato derrotado denuncia indícios de fraude nas eleições da OAB-Vila Velha

O candidato derrotado a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Vila Velha, Gustavo Bassini Schwartz, protocolou denúncia no Ministério Público Federal (MPF), no final da tarde dessa quinta-feira (6). Ele pede ao órgão federal a apuração de indícios de fraude nas eleições vencidas por Ricardo Holzmeister, candidato apoiado pelo presidente reeleito da Ordem, Homero Mafra.

Oficialmente, de acordo com o site da Ordem, Holzmeister recebeu 686 votos contra 473 de Schwartz. Brancos e nulos somaram 54 votos. No total, segundo a OAB, foram contabilizados 1.213 votos na Subseção de Vila Velha.
Entretanto, como denuncia Schwartz ao MPF, os totais não batem com o número de votos das urnas da estadual. Segundo o candidato derrotado, obrigatoriamente, os totais de votos apurados nas urnas da seccional e da subseção tinham que bater. “O Advogado-eleitor ingressava na sede da subseção e recebia uma senha, que o direcionava a uma fila. Havia quatro seções eleitorais, com duas urnas em cada. Um representante da Ordem em frente a cada uma delas. O eleitor recebia duas cédulas, uma para votar para a seccional e outra para votar na subseção. Como se sabe, o voto é obrigatório, e necessariamente todos os eleitores só recebiam a quitação eleitoral mediante o depósito dos votos nas urnas. Tudo isso perante os fiscais de cada chapa e membros da Ordem”, explica Schwartz.
Da maneira como é organizada a votação, alega Schwartz, os votos da seccional e da subseção tinham que ser os mesmos. Entretanto, as urnas da seccional apuraram um total de 1.612 votos, ou seja, 399 votos a mais que os contabilizados na subseção (1.213).
A discrepância observada por Schwartz ganhou repercussão nas redes sociais. Segundo o candidato derrotado, a Chapa Oitava em Ação entrou na polêmica para explicar a diferença. No seu perfil no Facebook, a chapa admite que houve um equívoco na totalização dos votos da Subseção de Vila Velha. O perfil informa que os votos de uma das urnas não foram contabilizados e avisa: “Em breve a correção deve ser realizada e os números atualizados”.
O candidato derrotado da Chapa Recicla Vila Velha afirma que logo após a repercussão negativa das informações postadas no Facebook, a chapa adversária apagou o informativo da rede.
Mas a confusão não para por aí. O site da OAB-ES entrou no imbróglio para corrigir os resultados das eleições em Vila Velha, admitindo que houve um “erro”. Entretanto, como ensina o ditado popular, a emenda da Ordem saiu bem pior que o soneto.
Na justificativa oficial, a Ordem informa que houve “erro na digitação dos resultados da votação da eleição para a Subseção de Vila Velha, retificamos, publicando os quantitativos corretos (...)”.

Os “quantitativos corretos” da OAB contabilizam mais 396 votos no escrutínio. A Chapa Oitava em Ação passa 686 votos para 928; já a Chapa Recicla Vila Velha pula dos 473 votos para 615. Brancos e nulos também sobem de 54 para 66. Os totais “corrigidos” pela Ordem contabilizam 1.609 votos. O total, mais uma vez, não bate com os 1.612 votos, que é o apurado nas urnas da seccional.
Gustavo Bassini Schwartz põe o processo eleitoral em Vila Velha em suspeição. Ele alega na denúncia que o presidente reeleito da Ordem, Homero Mafra, apoiava publicamente o candidato Ricardo Holzmeister. Na documentação entregue ao MPF, ele anexa uma foto dos dois, lado a lado, com adesivos de campanha.
O candidato da Chapa Recicla Vila Velha pede a apuração da denúncia diante dos claros indícios de fraude nas eleições da OAB-ES. Schwartz lembra ainda que durante todo o processo eleitoral foi prejudicado pela Ordem. Ele recorda que só conseguiu homologar seu registro, em cima da hora, graças a uma determinação da Justiça Federal.
Na lista de queixas contra a Ordem, o advogado registra também que o material de divulgação da proposta da Chapa Recicla Vila Velha não foi entregue para todos os eleitores, como determinou a Justiça. Todas essas manobras, segundo ele, o deixaram em situação desigual de concorrência com o seu adversário.

fonte:seculodiario.com

2 comentários:

Anônimo disse...

As ELEIÇÕES SUPRA CITADAS FORAM ANULADAS, ESTÁ EM TODOS OS JORNAIS, MIGALHAS, CONGRESSO EM FOCO, SÉCULO DÍÁRIOhttp://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI191952,51045-OAB+de+Vila+VelhaES+deve+realizar+novas+eleicoes

Anônimo disse...

A RECONTAGEM BATEU, MAS AS ELEIÇÕES FORAM ANULADAS

http://seculodiario.com.br/14326/9/justica-federal-anula-eleicao-da-oab-em-vila-velha-1

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template