2 de dezembro de 2013

Falta de segurança leva Holanda a proibir o uso de urnas eletrônicas

Relembrando…

Reportagem publicada na revista PC Worl em 19 de maio de 2008.

País diz que não há garantia de segurança de uma urna e, além disso, também teme armazenar votos na memória de um computador.

O governo da Holanda proibiu o uso de urnas eletrônicas devido ao risco de fraudes. O país voltará a utilizar cédulas de papel, revelou o Ministro de Negócios Internos na sexta-feira (16/05).

“Pesquisas indicam que não há garantias da existência de uma urna segura, que não permita espionagem dos votos. Desenvolver novos equipamentos requer grande investimento - financeiramente e em termos de organização. A administração julga que a urna eletrônica oferece menos valor do que a votação em papel”, declarou o ministro.

O governo também sugeriu impressoras comuns como alternativas a máquinas que armazenam a contagem de votos em sua memória.

Um grupo de especialistas dispensou a opção da impressora, pois conclui que, mesmo com testes regulares em cada equipamento, não é garantido que todos os dispositivos estejam de acordo com os limites de emissão exigidos, o que mantém a possibilidade de espionagem à distância.

Os responsáveis pela eleição iniciarão dois testes. Em um deles, uma pessoa lerá o voto selecionado na cédula e outra contará o voto digitalizando um código de barras. O outro teste usará um dispositivo voltado à contagem.

Um grupo local que se intitula “Não confiamos em computadores de votação” publicou uma nota em seu site declarando vitória e citando sentenças anteriores contra urnas eletrônicas - nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Itália.

Opiniões Publicadas

"Na Holanda impera a segurança, no Brasil a festança. Como tudo sempre fica na boa e velha pizza, a questão sempre divulgada da falta de segurança destas máquinas, feita por e para políticos, devem mesmo á continuar com a festança de fraudes e erros que se somam também fora das urnas." José Carlos - 27 Mai 2008, 18h30

"No Brasil, a urna eletrônica é cantada como a oitava maravilha do mundo. Mas, quem têm um pouco de conhecimento de bits e bytes sabe que a única vantagem da urna eletrônica é a velocidade na contagem de votos. Já houve centenas de casos de fraudes nas eleições recentes no Brasil e num país com tantos hackers como o nosso, nunca se terá certeza de que nossos eleitos receberam realmente aqueles votos." Albertino - 20 Mai 2008, 02h44

Sobre o assunto, segue entrevista da Daniela Braun, editora executiva do IDG Now, para a Rádio CBN, dia 21 de maio de 2008.

Saiba mais sobre o assunto:

RSS FeedsGostou deste artigo? Então, não se esqueça de comentar. Se tiver interesse, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por e-mail ou assine nosso RSS Feed.

2 comentários:

Unknown on 11 de janeiro de 2009 às 17:02 disse...

Prezada Dra Graça Marques,

Agradeço o reconhecimento aos meus propósitos e, sem a menor sombra de dúvida, libero a reprodução daquela mensagem para qualquer fim.

As verdades no Brasil precisam ser ditas para o maior número de brasileiros possível, já que não contamos com a mídia para divulgá-las, que as correntes na Internet exerçam este papel, pois, somente desta forma conseguiremos acabar com a PLENIPOTÊNCIA que o TSE julga possuir, com a conivência do STF, no qual, partilham Ministros.

Como cidadãos conscientes, não podemos permitir que uma verdadeira OLIGARQUIA ELEITORAL se apodere e manipule, ao seu bel prazer, os destinos deste nosso PAÍS CONTINENTE.

Com uma boa difusão destas questões, quem sabe, consigamos em um futuro próximo ouvir aquele velho refrão:

O POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO !!!

Pondo fim à esta oligarquia feudal que se instalou no TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL.

Ressaltando que, para isto, o Congresso Nacional precisa acordar para exercer o verdadeiro PODER LEGISLATIVO, definindo a transferência de todo o processo eleitoral no Brasil para o Ministério Público e deixando, para o TSE, tão somente o limite de seu Poder Judicante e, desta forma, re-estabelecendo a TRIPARTIÇÃO DE PODERES que constitui PILAR INQUESTIONÁVEL do Regime Democrático de Direito.

Com os melhores votos de sucesso no próximo escrutínio e, POR UMA URNA ELETRÔNICA REALMENTE SEGURA, subscrevo-me

Atenciosamente,

Leamartine Pinheiro de Souza
21 2558-9814 – lps@rionet.com.br
Rua Conde de Baependi 78, Ap 1310
Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
22231-140


De: votoeletronico@googlegroups.com [mailto:votoeletronico@googlegroups.com] Em nome de Dra. Graça Marques
Enviada em: quinta-feira, 8 de janeiro de 2009 01:57
Para: lps@rionet.com.br
Cc: votoeletronico@googlegroups.com
Assunto: {VotoEletronico} Re: Sugestão de uma MÁXIMA para o BLOG/ parabéns
Prioridade: Alta

Caro Lamartine, adorei este seu e-mail, tenho aprendido muito lendo você.
Brilhante, maravilhoso !
Desculpe a ênfase, mas este assunto me mobiliza sobremaneira,.. e eu tenho aprendido tanto com Você, Amilcar, Del Picchia,... Os Luciano Melo de Minas, o Donizetti,... e tantos outros que já me sinto melhor apesar de ter sido roubada.

Obrigada.
Se me permitir vou veicular este e-mail entre os meus adoradores humanistas.
Abraços

Graça Marques
www.gotadeluzdosol.com
www.napacan.org.br
Estimados Amigos do Fórum do Voto-Eletrônico,

Sem a menor intenção de abrir um debate em nosso Fórum sobre as reeleições no Brasil, estou reproduzindo, abaixo, a mensagem que enviei para o Blog “Os amigos do Presidente Lula”, na qual, aproveitei a oportunidade para espicaçar o TSE logo abaixo da sugestão que fiz de uma máxima para aquele Blog.

O meu propósito é explorar aquele Blog que, sem a menor sombra de dúvida, fora feito por adeptos influentes na esfera federal de governo, para, com isto, projetar nossas preocupações com a PLENIPOTÊNCIA que o TSE considera possuir e, jogando uma semente contra esta verdadeira “oligarquia eleitoral” que o TSE representa.

Dependendo da acolhida, pretendo vincular em futuras mensagens a página do VOTOSEGURO.ORG como fonte de fatos e conhecimentos que lastreiam esta certeza de que, a situação eleitoral no Brasil, precisa mudar de forma radical em toda a sua estrutura.

Relembrando que o assunto das reeleições constitui um elemento à parte e não deve ser motivos de discussão em nosso Fórum, ficando o conteúdo esta mensagem restrito ao Fórum do Voto-Eletrônico, sem repasse para o Fórum do Voto-Seguro que se restringe aos problemas técnicos das urnas eletrônicas norte-americanas utilizadas no Brasil,

POR UMA URNA ELETRÔNICA REALMENTE SEGURA, subscrevo-me

Atenciosamente,

Leamartine Pinheiro de Souza
21 2558-9814 – lps@rionet.com.br
Rua Conde de Baependi 78, Ap 1310
Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
22231-140



De: Leamartine Pinheiro de Souza - Rionet [mailto:lps@rionet.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 02:15
Para: 'osamigosdopresidentelula@gmail.com'
Assunto: - Sugestão de uma MÁXIMA para o BLOG


Prezados Senhores do Blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA,

Como novo inscrito neste Blog e como ferrenho defensor de nosso SUPER PRESIDENTE LULA, venho sugerir a seguinte máxima para o Blog, como lema de defesa da plena soberania popular descrita na Constituição Federal de 1988, como segue:

Se no Regime Democrático, a SOBERANIA POPULAR, descrita no Artigo 14º da CF-88, é que garante que TODO O PODER EMANA DO POVO, como descrito no § Único do Artigo 1º da mesma Carta Magna, esta SOBERANIA POPULAR PODE E DEVE REELEGER SEUS BONS REPRESENTANTES QUANTAS VEZES LHES APROUVER, pois, não existe SOBERANIA RELATIVA, ou ela é ABSOLUTA ou não passa de um imbróglio, afinal, LIMITAR O PODER DE REELEGER SEUS BONS REPRESENTANTES É CASTRAR A SOBERANIA POPULAR E TORNAR RISÍVEL O PODER QUE EMANA DO POVO.

Resumindo, não temos que defender o direito do SUPER PRESIDENTE LULA se candidatar a uma segunda reeleição, muito pelo contrário, temos que defender o direito do povo brasileiro reeleger seus bons representantes quantas vezes lhes aprouver, para evitar o fiasco acontecido nos EUA em que Bill Clinton fora proibido de se candidatar a uma segunda reeleição, dando oportunidade a que George W Bush se elegesse e se reelegesse fraudulentamente para ACABAR COM A MAIOR ECONOMIA DO PLANETA, o que, efetivamente, não desejamos para o Brasil.

Por outro lado, o TSE não pode continuar MANDANDO E DESMANDANDO no Brasil, em total afronta ao instituto da TRIPARTIÇÃO DOS PODERES, pois, o TSE, em sua PLENIPOTÊNCIA, acaba:
• LEGISLANDO através de Resoluções;
• EXECUTANDO todo o Processo Eleitoral Brasileiro;
• JULGANDO de forma IRRECORRÍVEL aos recursos impetrados pelos Partidos Políticos e seus Candidatos sobre as falhas cometidas na execução das eleições pelo próprio TSE;
• Instituindo JURISPRUDÊNCIAS ao seu bel prazer, como:
o nas VERTICALIDADES DAS COLIGAÇÕES;
o na FIDELIDADE ABSOLUTA AOS PARTIDOS POLÍTICOS, quando os brasileiros votam nos Candidatos, pois, estes, sequer citam os Partidos Políticos pelo quais se inscreveram;
o ofendendo o Preceito Constitucional do VOTO SECRETO, quando obrigam um dos mesários a digitar o número do Título do Eleitor, em um teclado diretamente ligado à urna eletrônica norte-americana utilizada no Brasil para que este eleitor possa votar, mesmo em um País cujo SENADO desrespeitou o VOTO SECRETO dos próprios Senadores da República; e,
o suprimindo o DIREITO DE FISCALIZAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E SEUS CANDIDATOS quando derrubaram o VOTO IMPRESSO para uma posterior recontagem, garantindo, aos CRIMES DA INFORMÁTICA, a impunidade que não existia no caso PROCONSULT.

Imensamente satisfeito em ter-me inscrito neste Blog de AMIGOS DO PRESIDENTE LULA, subscrevo-me

Atenciosamente,

Leamartine Pinheiro de Souza
21 2558-9814 – lps@rionet.com.br
Rua Conde de Baependi 78, Ap 1310
Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
22231-140

<BR
--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~
__________________________________________________
O texto acima e' de inteira e exclusiva responsabilidade de seu
autor, conforme identificado no campo "remetente", e nao
representa necessariamente o ponto de vista do Forum do Voto-E
O Forum do Voto-E visa debater a confibilidade dos sistemas
eleitorais informatizados, em especial o brasileiro, e dos
sistemas de assinatura digital e infraestrutura de chaves publicas.
__________________________________________________
Pagina, Jornal e Forum do Voto Eletronico
http://www.votoseguro.org
__________________________________________________
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "VotoEletronico" em Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para votoeletronico@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para votoeletronico-unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em http://groups.google.com/group/votoeletronico?hl=pt-

-~----------~----~----~----~------~----~------~--~---

Unknown on 11 de janeiro de 2009 às 17:04 disse...

Registro para receber comentários pelo endereço lps@rionet.com.br

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template