2 de dezembro de 2013

Órgão de direitos humanos diz que houve fraude nas eleições de Honduras

"Um processo democrático tem que ser muito mais claro", disse o jurista Baltasar Garzón, que esteve em Tegucigalpa

A FIDH (Federação Internacional de Direitos Humanos) constatou a existência de fraude nas eleições presidenciais em Honduras, disse o ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, que integrou uma missão dessa organização, em declarações à AFP nesta sexta-feira (29/11), em Assunção.
"O processo eleitoral em Honduras tem sido muito preocupante. Do ponto de vista da missão da qual sou parte, houve fraude eleitoral por diferentes mecanismos e caminhos", disse o ex- magistrado. Garzón, membro de uma delegação de onze membros da FIDH, disse que houve compra de credenciais, compra de intenções no momento da votação e outros tipos de fraude descritas no relatório apresentado em Honduras.                                                                                                                                        O ex- juiz, que ganhou notoriedade em 1990, quando prendeu em Londres o ditador chileno Augusto Pinochet , disse que o importante é que a situação não se degenere em um estado de violência em Honduras. "Um processo democrático tem que ser muito mais claro", disse o jurista espanhol ao considerar que o financiamento de campanhas políticas em Honduras "é uma escuridão total, sem limites, e isso é muito perigoso".
A fraude é denunciada por Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, deposto em 2009, e candidata do Partido Liberdade e Refundação, que não reconhece a vitória do dirigente Juan Orlando Hernandez na eleição de domingo. O TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) anunciou a vitória de Hernandez, do Partido Nacional, na quarta-feira (27).
"A decisão do tribunal foi de manter o resultado de qualquer maneira, mas as impugnações estão em andamento; falsificações de registros estão sendo comprovadas e isso terá que ser estudado nos tribunais, que têm que tomar uma decisão", disse Garzón. O ex-juiz espanhol visitou o Paraguai convidado pela Comissão de Verdade e Justiça e pela Defensoria do Povo.

Fonte: Opera Mundi

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template