17 de março de 2009

Reuniões da Subcomissão Especial

Câmara dos Deputados 1A série de artigos sobre a participação do poder legislativo na discussão sobre o voto eletrônico já conta com dois artigos publicados. No primeiro, Comissão Permanente de Constituição e Justiça e Cidadania, tecemos alguns comentários sobre o órgão da Câmara dos Deputados encarregado de discutir os assuntos pertinentes aos sistemas eleitorais. No segundo, comentamos sobre a audiência pública realizada  dia 29 de março de 2007 e a criação da Subcomissão Especial de Segurança do Voto Eletrônico.

Neste terceiro artigo iremos descrever resumidamente algumas das principais atividades realizadas pela Subcomissão Especial e como estas contribuíram para a redação do Relatório Final.


Audiência Pública de 20 de março de 2007: ensejou a criação da Subcomissão Especial. Contou com a participação do Prof. Clóvis Torres Fernandes e do eng. Amílcar Brunazo Filho. Enquanto o primeiro discorreu sobre o estudo sobre as falhas nas urnas eletrônicas de Alagoas em 2006, o segundo defendeu o voto impresso como forma de auditoria simples e rápida. A íntegra das palestras e as opiniões dos parlamentares presentes podem ser conferidas nas notas taquigráficas do evento.

Estudo 1 – Nota Técnica: a pedido de deputados, o eng. Amílcar Brunazo Filho e a adv. Maria Aparecida S. R. Cortiz, representantes do PDT junto ao TSE, elaboraram Nota Técnica endereçada à Subcomissão Especial, sugerindo mudanças legislativas necessárias para superar as potenciais fragilidades do sistema informatizado das eleições brasileiras.

Reunião Ordinária de 23 de maio de 2007: contou com a presença do Diretor Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sr. Athayde Fontoura Filho, acompanhado do Secretário de Tecnologia da Informação, Sr. Giuseppe Dutra Janino. Eles afirmaram que os partidos políticos e as demais instituições de fiscalização eleitoral dispõem de todas as condições de verificação dos programas instalados nas urnas eletrônicas. Afirmaram, ainda, que muitos partidos não se dedicam à atividade de fiscalização, demonstrando possível desinteresse ou despreparo.

Rebatendo a proposta defendida pelo eng. Amílcar Brunazo Filho, os técnicos disseram que a solução adequada para a conferência da apuração é a utilização do Registro Digital de Votos (RDV). Segundo eles, não é necessária a impressão de votos para que se tenha a possibilidade de auditoria, uma vez que ela pode ser realizada digitalmente.

Reunião Ordinária de 30 de maio de 2007: compareceram os professores da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Puttini, Mamede Lima-Marques e André Tofanello. Eles afirmaram que não existem sistemas totalmente seguros e recomendaram transparência e integração tecnológica de todos os procedimentos, desde o cadastramento do eleitor até a totalização dos votos. Os professores apontaram possíveis vulnerabilidades na totalização dos votos e na identificação dos eleitores na momento da votação.

Reunião Ordinária de 04 de julho de 2007: contou novamente com a participação do eng. Amílcar Brunazo Filho. Contestando a afirmativa dos técnicos do TSE, afirmou que o TSE não disponibiliza todos os programas que compõem o sistema de votação eletrônica para verificação prévia pelos partidos. Aproveitou a oportunidade para recomendar modificações na legislação, sugerir a apreciação de alguns projetos de lei e recomendar a aprovação de norma que exige a fotografia nos títulos de eleitor.

Reunião Ordinária de 29 de agosto de 2007: contou com a presença do tenente-brigadeiro Reginaldo dos Santos, reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Ele afirmou ser o estudo apresentado pelo Prof. Clóvis Torres Fernandes, um trabalho de autoria pessoal, não configurando um trabalho oficial do ITA, apesar de autorizado pela reitoria.


Foram várias audiências públicas, reuniões, estudos, consultas e diligências efetuadas. Com previsão de 90 (noventa) dias para a conclusão de seus trabalhos, a Subcomissão Especial teve suas reuniões prorrogadas até o dia 15 de novembro de 2008, devido ao calor dos debates. 

Saiba mais sobre o assunto:

Achou interessante? Compartilhe! :

RSS FeedsGostou deste artigo? Então, não se esqueça de comentar. Se tiver interesse, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por e-mail ou assine nosso RSS Feed.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template