1 de abril de 2009

Fraude no BBB?

Já que nosso site aborda as fraudes no processo eletrônico de votação, nada mais pertinente do que discutir a votação do reality show Big Brother Brasil, o chamado BBB. No último domingo, dia 29 de março de 2009, ao anunciar que a competidora Josiane estava fora da casa do BBB9, Pedro Bial cobriu de névoa o resultado que a Globo oferecia ao público.

Big BrotherUrna eletrônica  

Isso aconteceu porque a maioria das enquetes online, que viraram parâmetro das disputas nos paredões do reality show, apresentavam a competidora Ana Carolina como a escolhida para sair da cada.

Sobre o assunto, Cecilia Minner, Leandro Souto Maior e Paulo Ricardo Moreira, jornalistas do Jornal do Brasil, publicaram a reportagem Globo não revela a fórmula de votação do BBB, dia 30 de março de 2009.

Em um universo de 1 milhão de votos, a enquete do site UOL apresentava Ana Carolina com 53,65% dos votos, enquanto que Josiane só já tinha recebido 46,35%. A distância entre o resultado do UOL e o divulgado pela Globo pôs a eleição em suspeita. Na internet correm acusações de que a saída de Ana Carolina determinaria a queda no Ibope na reta final, já que não haveria mais conflito na casa.

Segundo Marcelo Negromonte, editor de entretenimento do UOL, o site tem um sistema de segurança que faz com que cada máquina só possa votar uma única vez para evitar fraudes do tipo robôs que geram votos automaticamente. Durante as votações da 9a. edição do BBB, 80% dos resultados percentuais dos paredões coincidiram com o previsto pelas enquetes do UOL.

Na Globo, ninguém sabe, ninguém viu. Não são claros os critérios de votação. Em comunicado ao Jornal do Brasil, a emissora não quis comentar a diferença entre a votação final do programa e as enquetes feitas por outros sites, que indicavam a saída de Ana Carolina. No BBB, são contabilizados os votos que chegam por telefone, SMS (torpedo pelo celular) e pela internet (no site oficial do programa, onde os internautas podem votar quantas vezes quiserem). A Globo não revela a fórmula matemática utilizada para chegar aos números finais – um dos segredos mais bem guardados do programa. Confirma apenas que os votos têm pesos diferentes, de acordo com cada plataforma, e são auditados. Mas também não diz por quem.


Os paredões de um reality show deveriam estar longe de alguma semelhança com o processo eletrônico de votação no nosso país. Comparar um programa de televisão com a democracia brasileira deveria ser uma missão quase impossível. Entretanto, não é bem assim que acontece. Analisando os dois eventos é possível encontrar alguns pontos semelhantes:

a) as pesquisas eleitorais realizadas durante as Eleições Municipais de 2008 divergiram – e muito – dos resultados obtidos nas urnas. Em alguns casos, a totalização do TSE simplesmente inverteu o placar das pesquisas de opinião.

b) As Eleições Municipais de 2008 também tiveram o acompanhamento de uma empresa de auditoria externa. Entretanto, os partidos políticos não tiveram  acesso ao inteiro teor dos relatórios.

c) Ainda existe bastante mistério sobre os segredos dos softwares utilizados pelo administrador eleitoral, no caso o TSE. Apesar de disponibilizar os códigos-fonte para consulta e verificação dos partidos, estes sofrem modificações constantes até a Cerimônia de Lacração, impossibilitando aos partidos uma auditoria eficaz.

A principal diferença entre os dois processos de votação fica na dimensão da possível fraude. Enquanto que no BBB apenas um concorrente é supostamente prejudicado, nas eleições brasileiras o impacto de uma possível fragilidade no sistema de votação é bem maior. Estamos lidando com um problema que possui a capacidade de desestruturar toda uma  nação.

Saiba mais sobre o assunto

7 comentários:

COTURNO CARIOCA on 2 de abril de 2009 21:29 disse...

GOSTEI MUITO E TOMEI A LIBERDADE DE POSTAR NO MEU BLOG, ASSIM COMO VOU ENVIAR E-MAIL PARA MEUS AMIGOS.

ABRAÇOS

www.coturnocarioca.blogspot.com

Anônimo disse...

SEI QUE AINDA FALTA MUITO PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, MAS OS BRASILEIROS PRECISAM SABER DOS BASTIDORES DAS ELEIÇÕES.

Fraude Urnas Eletrônicas on 3 de abril de 2009 10:42 disse...

Olá Coturno,
Já tínhamos reparado que você acompanha nosso trabalho. Tanto que já está na linha de produção um artigo de agradecimento aos nossos principais parceiros. Não podemos deixar vocês de fora! Sinta-se a vontade para republicar e comentar.

Anônimo disse...

"não revela a fórmula matemática utilizada para chegar aos números finais – um dos segredos mais bem guardados"

Ja vi esse filme!

Fernanda disse...

Os partidos têm total acesso a todo o processo eleitoral. Sei disso porque já fui (num tempo distante) militante partidária e tive acesso na minha época.

Devemos isso a um homem chamado Leonel Brizola, que brigou (e conseguiu) para que os partidos pudessem acompanhar tudo desde o início, justamente por que disconfiava das urnas eletrônicas.

Quanto à diferença entre pesquisas eleitorais e o resultado nas urnas, todo mundo sabe que muitas dessas pesquisas são fraudadas para manipular o voto dos eleitores. Já houve inclusive escândalos enormes com relação a isso, tamanha foi a diferença.

Ou seja, o problema está nas pesquisas (que são adulteradas para se tentar mudar o votos das pessoas e alterar o resultado final das eleições) e não no resultado da votação.

Fraude Urnas Eletrônicas on 1 de julho de 2009 14:51 disse...

Olá Fernanda,

A questão do acesso ao sistema eleitoral brasileiro depende do ponto de vista de cada um. Para você, como militante partidária e participante do processo eleitoral, pode ser que as opções de fiscalização, oferecidas pela Justiça Eleitoral, tenham sido satisfatórias. Para nós, não foram.

Em nossa equipe, temos vários técnicos em informática que foram designados para fiscalizar as Eleições Municipais de 2008 e não puderam fazer absolutamente nada. Tinham conhecimento, queriam participar, mas tudo era proibido. Tudo tinha que ser feito da forma que a Justiça Eleitoral queria: só olhar os servidores trabalhando. Até os disquetes utilizados na auditoria pós-carga eram gerados pelo próprio TSE – aquele que estava sendo fiscalizado.

Na última audiência pública sobre urnas eletrônicas que participamos, o Eng. Amilcar Brunazo expôs as dificuldades de fiscalização nos diretórios nacionais dos partidos durante a cerimônia de lacração dos programas, realizada em Brasília. A equipe de informática do TSE altera informações nos códigos-fontes até o último minuto possível, incapacitando uma conferência plena por parte dos partidos políticos.

Como bem citado por você, Leonel Brizola contribuiu e muito para a possibilidade de fiscalização do processo eletrônico de votação. Seu nome sempre será lembrado como defensor da democracia. Entretanto, cabe a nós continuar sua luta.

E, para finalizar, concordo com você que várias pesquisas eleitorais foram manipuladas. Já chegamos a comentar que em 2008, todos os institutos de pesquisa de renome perderam totalmente sua credibilidade. Entretanto, quando afirmo que houve grande diferença entre a previsão e os resultados das urnas, não estou me referindo a cidades grandes, com a mídia influenciando os resultados. Com convicção de quem contratou e acompanhou pessoalmente vários institutos de pesquisa em cidades do interior, afirmo que as pesquisas indicavam empates, no pior dos cenários, e o TSE apresentou ganhadores com dobro de votos. Alguma coisa errada aconteceu – é fato!

dene on 28 de março de 2012 15:55 disse...

è impressão minha ou todos que ficaram com a votação no 0800 terminado em 02 saíram?
e agora para eliminar o terceiro finalista mudaram para o final de telefone 03 e 04? Bem acredito na fraude e manipulação de votos sim...Exemplo joao carvalho enquanto competia com final 01 era campeão no ultimo paredão dele colocaram ele com 02 e na lógica de ordem alfabética ele deveria terminar o 0800 com final 01

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template