16 de outubro de 2012

Fraudes em urnas eletrônicas são denunciadas em várias partes do Brasil

Especialistas garantem que as urnas eletrônicas brasileiras possuem falhas de segurança que podem alterar os resultados das eleições. Seu voto pode ser roubado. As queixas contra este problema surgem em todo país.
Se a velocidade do trabalho de contagem dos votos é indiscutível, a segurança das urnas nunca foi uma unanimidade. Neste ano, a preocupação ganhou força depois que um grupo de especialistas em informática descobriu falhas graves na proteção do software utilizado nas urnas. A ação desses “hackers” fez parte de um teste público realizado no TSE. Em vez de ajudar a aperfeiçoar a votação eletrônica, a iniciativa acabou reforçando a impressão de que o processo eleitoral precisa evoluir e se tornar mais transparente.
Em nível nacional as queixas contra fraudes em urnas eletrônicas foram mostradas corriqueiramente durante o período eleitoral. Inclusive no programa de jornalismo de Ricardo Boechart , na Band, o tema foi debatido com ênfase.

Em Angatuba (SP) houve suspeitas em votações

Em Angatuba (SP), nas eleições de domingo que passou, algumas pessoas suspeitaram de que algo não estava certo em suas votações. Houve quem não viu a foto do candidato; também, há quem disse que antes de confirmar sua votação o apito da urna tocou, quando na verdade isso só poderia ter acontecido após a confirmação. Inclusive , houve candidatos a vereador que duvidaram do total de votos que tiveram, acreditando eles que foram lesados, valendo frisar que tais reclamantes eram praticamente de mesmo grupo político.


Em Pernambuco candidato denuncia fraude na eleição de Salgueiro

O candidato a prefeito de Salgueiro pela Coligação Salgueiro Quer Mais, Alvinho Patriota (PV), denunciou, segundo sua assessoria de comunicação, à Justiça Eleitoral que os eleitores mais humildes não veem sua foto e a do candidato a vice Dr. Chico Sampaio na cabine de votação. “É grande o número de ocorrências, que começaram acontecer desde o início da votação e estão sendo registrados nas mesas receptoras de votos”, sustentou Patriota. (Diário de Pernambuco – 09/10)

Suspeita de violação em urna eletrônica de Novo Santo Antonio (MT)


A suspeita de que uma urna eletrônica em um distrito do municipio de Novo Santo Antonio (MT) foi violada causou tumulto na cidade na última segunda-feira s (8). Moradores do município, que tem 1.670 eleitores, suspeitam que a urna foi violada durante o transporte. Segundo moradores do distrito a urna violada não foi acompanhada por fiscais e delegados dos partidos adversários, pois a polícia militar não deixou entrar no carro. Segundo informações o chip da urna foi retirado no local de votação com a alegação de que estava com problemas na bobina. Dezenas de outros problemas também foram denunciados naquele município com relação às urnas eletrônicas.

Coligação de Londrina denuncia falta de geração de mídias em urnas de zona eleitoral


A Coligação ‘Quem Manda é o Povo’ do PDT de Londrina denunciou que não foram observados os procedimentos definidos pelo TSE para a geração de mídias que carregaram as urnas eletrônicas da 157ª Zona Eleitoral de Londrina. O assunto foi abordado através de entrevista coletiva à imprensa, concedida pela advogada Maria Aparecida Cortiz, especialista em votação eletrônica que requereu que fosse refeito o processo de geração de mídias observando o sistema e versão determinados pelo Tribunal Superior Eleitoral. A 157ª Zona Eleitoral representa mais de 20% do eleitorado municipal.

Suspeita de fraude em urna eletrônica também em Uberaba (MG)

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, suspeita de fraude em urna eletrônica mobilizou a Justiça Eleitoral no período da manhã, do último dia 7. Conforme denúncia de eleitores, mesmo ao digitarem o número de outros candidatos a prefeito da cidade, a urna registrou a legenda do candidato a prefeito Adelmo Carneiro Leão (PT). O problema aconteceu no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, pertencente à 347ª zona eleitoral. Diligência foi realizada no local, mas a urna não foi trocada.

Denuncias mostram fragilidade das urnas eletrônicas
Pelo Brasil ainda existem dezenas de outras notícias sobre essas fraudes, o que demonstra claramente que as urnas eletrônicas brasileiras possuem falhas de segurança que podem alterar os resultados das eleições e que seu voto pode ser roubado.

Fonte:http://www.jornalnossacidade.com.br/news/index.php?noticia=2135

7 comentários:

Jorge Caddah disse...

do Blog www.parsifal.org
**********************************
> Os fatos contrariam as versões

Ao fim, contrariando afirmações de facilidades na fraude, o Tribunal Superior Eleitoral, em março de 2012, convidou uma equipe de mestres em Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB) para testar os recursos de segurança da urna eletrônica.

Após uma semana de tentativas, os mestres conseguiram arrancar a sequência de votação da urna e com isso, caso os mesários entregassem a lista dos eleitores na ordem em que votaram, poder-se-ia dizer quem votou em quem naquela secção: estaria desvelado o voto.

Os mestres não conseguiram, no entanto, inserir tipo algum de script que pudesse alterar a votação, o que reforça a alegação da segurança e faz com que a maior parte das alegações pós eleitorais a respeito sejam o fático exercício do Jus Sperniandi.
**********************************

A questão é que existe apenas uma versão do software que é produzida pelo TSE. Nos TRE´s são apenas inserido dados locais como numero do candidato, numero dos partidos, foto dos candidatos, etc... Não existem rotinas que possam receber votos de um candidato e computar para outro. Se é possível ? Sim. Mas teria que ter a conivência do TSE. E jamais saberiamos... pois as perícias que são feitas são apenas nos resultados...
Uma depuração que poderia ser feita seria se um software em paralelo de leitura binária do teclado gravasse em outra área da urna tudo que fosse teclado. Um utilitário auditado por terceiros abriria as duas bases de dados (leitura de teclado e votação) e verificasse se o que foi teclado estaria de acordo com o que foi computado na votação.
Isto não violaria a confidencialidade do voto, pois não saberíamos a ordem da votação.

Anônimo disse...

Tudo indica que na eleição 2012 para prefeito da cidade de Lençóis na Bahia também teve vários relatos de eleitores que se sentem lesados por acreditar que as urnas eletrônicas estavam com problemas em diversas seções onde aconteceu vários relatos do tipo:A foto do vice-prefeito Felipe Sá Dourado (PRB10) não apareceu,urnas que apagavam por diversas vezes,foto do candidato a prefeito Marcão (PRB10)em diferentes posições na máquina entre outros,outro fato interessante é que houve seções em que crianças votaram no lugar de adultos e que quando foi pedido orientação para o Promotor de Justiça o mesmo declarou que isso era permitido.
O que mais me deixa indgnado é que se esses fatos se repetem por vários estados e municpios brasileiros o direito do cidadão e o valor da democracia fica derrotada.

JOHW KENNEDHY on 24 de outubro de 2012 às 14:23 disse...

aqui em Buritinopolis-GO tambem aconteceu o mesmo:fomos enganados,eles roubaram nas urnas e ganharam,comprando votos e queremos justiça,ja estamos cansados de ver eles roubando do povo umilde e não podemos fazer nada por que o unico direito que nos temos de votar e tirar eles,eles roubam nas urnas,a cidade não cresce por que a 12 anos estamos neste cativeiro se votamos contra ficamos sem governo,somos obrigados a ir em outros municipios por que somos barrados na porta dos hospitais e outro orgãos.. queremos esse povo fora.

Anônimo disse...

Em minha cidade Prado - Bahia ouve fraude nas urnas, pois muitas pessoas que votaram informaram que no momento que estava votando não apareceu a foto do candidato e outras pessoas informaram que antes de terminar de digitar o numero do candidato a maquina informava FIM e fazia um som de concluído. Queremos justiça, a verdade...

Anônimo disse...

EM NOVO SANTO ANTONIO - MT, ACONTECE DE TUDO, E NINGUEM FAZ NADA, COMO SI A LEI NÃO EXISTI-SE ALI. POR EXEMPLO:MATARÃO O PREFEITO VALDEMIR,O QUATRO OLHO NA FRENTE DOS FILHOS EM SUA CASA, E OS MANDANTES DO CRIME ESTÃO DISFILANDO NA CIDADE,NAS ELEIÇÕES DE 2012 FOI UMA VERGONHA,A COMPRA DE VOTO E POLICIAIS PASSIVEL.SEM FALAR O QUE FIZERÃO COM A URNA DA EXTENÇÃO DE NOVO SANTO ANTONIO - MT NOVA TRINDADE CONHECIDA COMO ZÉ TREZENTOS,EU TIVE LÁ E UM VERDADEIRO CAUS.

Fernando Peregrino on 9 de novembro de 2012 às 13:01 disse...

Nas eleições para vereador do Rio de Janeiro tambem suspeita-se de fraude. Como candidato a vereador, eu era tido como um dos mais votados, nunca inferior a 30 mil votos, e possivelmente 50 mil ou mais. O Boletim do TRE me deu apenas 6 mil. Estou recolhendo comprovante de votaçoes de varias pessoas amigas que votaram em mim, claro, mas em cujas urnas eu tive zero voto.
A suspeita é grande como se sabe que agui no Rio tudo ja tem acontecido. Aqui a Delta foi onde ganhou mais dinheiro, e Delta lembra Cachoeira, o da maquininhas eletronicas de jogar....

QUEQUE SANTIAGO on 10 de dezembro de 2012 às 12:38 disse...

Urna, é aonde se deposita algo. Terminal eletronico é voto virtual a quaquer momento some.Já entrei no ministerio publico eleitoral com material que recolhi desde o dia 08 de outubro, logo apos as eleiçoes. 37 eleitores amigos de posse do titulo confirmaram o voto e não aparece as seções e mais 36 registros de eleitores que votaram e o numero de votos é insuficientes. Por ex. aparece um voto na seção e conseguir apurar cinco eleitores que votaram nesta seção. Fica a pergunta. Se voce inventasse um sistema deste, e tivesse 100% de certeza que ninguem irá invadir, Quanto voce ofereceria em dinheiro para quem invadir o sistema? muito dinheiro. nao é? Sabe quanto o Pres. do TSE o SR. Ricardo Lewandowski ofereceu para cada hacker? Pois bem 5.000 reais. Eu sou um comedor de angú, mais se eu tivesse feito um sistema deste e certeza que ninguem iria invadir, eu ofereceria o maior dinheiro do mundo. Tenho mais detalhes importantissimos a revelar, estou esperando o parecer do Ministerio Publico Eleitoral. Luis Carlos Santiago. Queque Santiago de Barra Mansa-RJ

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template