24 de outubro de 2012

Urnas de Paranaíba podem não ter confirmado votos

Candidatos a vereadores em Paranaíba do Partido dos Trabalhadores (PT) que disputaram as eleições municipais no último domingo (7) relataram para o partido que as urnas eletrônicas apresentaram falhas na hora da votação. Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (PT-MS), Marcus Garcia, os votos para os candidatos petistas não foram confirmados nas urnas por alguma falha no equipamento.

Na apuração das urnas não apareceu o extrato de que cada vereador do PT teve. “O diretório de Paranaíba entrou com pedido para que se informe qual a quantidade de votos que cada candidato teve de forma diversificada, por candidatura própria e por legenda”, afirmou.

De acordo com o presidente do partido, no município foram totalizados 22.550 votos validos e a legenda petista obteve pouco mais de 700 votos. “O candidato Deir estava cotado para receber mais de mil votos e no fim das eleições foram apenas 295 votos”, exemplificou.

Deir do Povo concorreu a vereador em Paranaíba, mas não foi eleito.

Conforme explicou Marcus Garcia, alguns eleitores disseram para o diretório local que na hora de confirmar a votação a urna não dava o prosseguimento normal, dando a impressão de que o voto não havia sido confirmado. “Um dos candidatos nos disse que a sua família, composta por doze pessoas, votaram em uma das urnas, mas na hora de contar os votos desta, nenhum voto para ele havia sido contabilizado”.

TRE-MS

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) informou que nada foi constado de anormal no município e ninguém entrou com recurso ou pedido de averiguação até o momento para verificar possíveis falhas.

Conforme explicou, o eleitor pode ter se confundido na hora de votar digitando outro número. “O TRE tem todo um processo de verificação de urnas juntamente com os candidatos, bem como a sua imagem de identificação e os respectivos dados cadastrados”, informou o órgão responsável pelas eleições.

Prefeito eleito em Douradina, Darcy Freire, pode ser alvo de investigação.

O órgão também informou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pode estar comparecendo no próprio cartório municipal para verificar as urnas e obter os dados sobre as eleições.

Douradina

Em Douradina, um problema parecido também foi registrado por eleitores e candidatos. Segundo denúncias, durante a eleição as urnas não mostravam a foto do vereador ou prefeito quando o número correspondente era digitado. Informado sobre o ocorrido, o representante do Tribunal Regional Eleitoral, Dr.Robson, acompanhou a denunciante, Jovenilda Bezerra Felix até a seção 329, onde a presidente, Meire, justificou como sendo erro de digitação. Meire também foi denunciada por estar com o aparelho celular ligado e efetuando várias ligações ainda durante o período de votação.

Os fiscais Carlos Henrique e Sílvia Regina presenciaram as reclamações dos eleitores junto aos mesários que dispensavam a todos com a informação de erro de digitação. Eleitores indignados denunciaram o “esquema eleitoral” à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), informando nome e demais dados pessoais buscando demonstrar que as denúncias não eram infundadas ou fruto de denuncismo vazio.

Fonte:http://www.jlnews.com.br/interior/urnas-de-paranaiba-podem-nao-ter-confirmado-votos-para-o-pt

1 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável que relatos como estes estejam se tornando corriqueiros a cada eleições, sem que tenhamos uma ação efetiva para esclarecer.Sugiro que cada urna tivesse uma camara filmando a tela e os movimentos do eleitor, em caso de duvido a mesa faria a verificação de imediato e correção na presença do eleitor que sairia satisfeito e contente com a certeza de ter votado em seu candidato.Hoje do jeito que estar, cada vez mais sentimos a insegrança do sistema sem que seja dada uma resposta satisfatoria para os eleitores e canidatos que se sentem impotentes diante da situação atual.Algo precisa ser feito para garantir a confiabilidade do sistema do jeito que esta não dá.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template