3 de novembro de 2012

Senador denuncia possivel fraude nas urnas em eleição de Vila Velha

O voto eletrônico tem gerado dúvidas nos eleitores desde que foi instituído no Brasil. A questão da segurança do processo eleitoral eletrônico, principalmente com relação ao fato dele não permitir a conferência dos resultados ao final das eleições, é tema recorrente em todo ano eleitoral.

O TSE, por sua vez, apresenta a urna eletrônica como totalmente segura, apesar dela não possibilitar a contestação da totalização dos votos, tampouco a conferência física, voto a voto.

Chamando atenção para este tema, o Senador Magno Malta, em discurso no plenário do Senado Federal dia 30 de outubro de 2012, denunciou a urna eletrônica. Para ele, este equipamento é  violável. Na oportunidade, ele citou as várias denúncias feitas por Gerson Valadão – o ex-parlamentar não aceita a tese de urna eletrônica “infraudável”.

Segundo Malta, em alguns locais de votação do município de Vila Velha (ES) as pessoas digitavam o número do 22, do candidato Neucimar Fraga, e aparecia a foto de seu adversário direto, o candidato (Rodney Miranda (número 25).

“(…) chamou-se a Policia Federal, o TRE, o Ministério Público e eu espero que haja uma investigação. É muito grave você digitar o número de um candidato e aparecer o outro”, enfatizou Magno Malta.

Situações como estas se repetem, por todo o país, em todas eleições desde 1996. O motivo é, sem dúvida, a adoção de um modelo de urna eletrônica já ultrapassado, que não permite a conferência física do resultado.

O modelo de urna eletrônica atualmente adotado no Brasil foi  rejeitado por todos os países que  vieram estudar o sistema brasileiro. Atualmente, em todo o mundo, o Brasil é o único país que utiliza este modelo de urna – e, para piorar, em todo o território nacional. Nós somos também o único pais do mundo que é impossível recontar os votos um a um para conferir o processo eleitoral.

Para ouvir o discurso do Senador Magno Malta, clique aqui. Para download, clique aqui.

Fonte: Rádio Senado

2 comentários:

Anônimo disse...

Em Volta Redonda-RJ muita gente tem falado de fraude nas urnas eletrônicas depois da reeleição de Antônio Francisco Neto, já que todas as pesquisas apontavam Jorge de Oliveira "Zoinho" na frente dele em todo o 2ºturno.
As urnas não expressaram toda a manifestação popular a favor do candidato do PR e o atual prefeito Neto PMDB foi reeleito com mais de 15.000 votos na frente do seu oponente.
Poderia ao menos ter disfarçado com um número menos expressivo que assim seria mais aceitável!

Anônimo disse...

Seria simples, era só a urna eletrônica emitir um comprovante que poderia ser colocado em uma urna normal, era simples recontar se houvesse suspeita. Mas no Brasil nada funciona e é por isso que os outros países não adotam a urna eletrônica.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template