18 de fevereiro de 2009

Alagoas é campeã de fraude eleitoral no país

Dando continuidade ao artigo que postamos sobre a apuração de fraude eleitoral na cidade de Minador do Negrão (AL) - veja: TRE apura denúncia de fraude em Minador do Negrão (AL) - trazemos uma reportagem de Vannildo Mendes (Jornal O Estado de São Paulo), publicada dia 15 fev 2009, no Site ExtrAlagoas, sobre o alto nível de fraude eleitoral no estado do Alagoas.

Link original: http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=8162014&canal=331 

Cerca de 120 mil eleitores alagoanos terão de retornar às urnas em 15 de março para escolher os novos prefeitos de quatro municípios onde as eleições de outubro passado foram anuladas por fraudes. São crimes que vão de compra de votos a falsificação de título, aluguel de domicílio a cadastro de eleitores fantasmas, incluindo defuntos.

Mapa do Alagoas










Fonte: Site Viagem de Férias

Os prefeitos eleitos de Porto Real do Colégio, Estrela, São José da Laje e Porto de Pedras foram cassados e dois deles chegaram a ser presos por corrupção eleitoral. Em outros 12 municípios, a eleição está sub judice e o destino pode ser o mesmo.

No ranking da Justiça Eleitoral, Alagoas foi, proporcionalmente, o Estado campeão de fraudes nas últimas eleições. As mais de 2 mil denúncias formuladas por Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e juízes eleitorais cobrem 100% dos 105 municípios do Estado.

Só na Procuradoria Regional Eleitoral foram abertos 901 processos de fraudes, de junho a dezembro de 2008. As queixas resultaram em 209 inquéritos criminais na Polícia Federal e dezenas de cassações, algumas já confirmadas e outras na reta final de julgamento.

A situação impressionou a procuradora regional eleitoral Niedja Kaspary, que foi além das tarefas profissionais e moveu uma cruzada contra a corrupção eleitoral no Estado.

“Como procuradora, cumpri o meu dever, mas como cidadã o meu sentimento foi de indignação e vergonha.” Niedja Kaspary

Saiba mais sobre o assunto:

Achou interessante? Compartilhe! :

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template