15 de fevereiro de 2009

TRE apura denúncia de fraude em Minador do Negrão (AL)

Minador do Negrão 1 Foto de Robson Lima. Blog Célio Gomes no Gazeta Web.Com.  

Reportagem publicada dia 12 fev 2009, no site Gazeta Web.Com.

Link original: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=170570

O corregedor regional eleitoral e juiz federal André Granja, estará nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro de 2009, juntamente com o assessor–chefe Edney dos Anjos e o chefe da Seção de Orientação, Inspeções e Correições, Carlos Cristiano Parente Santos, da mesma unidade correcional, realizando as atividades correcionais ordinárias na área da 46ª Zona Eleitoral, com sede em Cacimbinhas, no Sertão, a 175 km da Capital, e que também abrange os municípios de Dois Riachos e Minador do Negrão.

Ao mesmo tempo, o corregedor e assessores, conforme edital publicado pela citada Corregedoria, em 23 de janeiro último, no Diário Oficial do Estado, cumprirão a Resolução nº 14.857, aprovada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em novembro de 2008 e que trata da apuração de denúncia de fraude por ocasião da revisão eleitoral realizada em Minador do Negrão, em 2007, quando mais cinco municípios alagoanos - Cacimbinhas, Campestre, Novo Lino, Olho D’Água do Casado e Tanque D’ Arca, estiveram na relação dos 1.128 espalhados pelo País e que tiveram revisão nos seus contingentes de eleitores por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo fato de apresentarem pessoas aptas a votar em percentuais superiores a 80% em comparação às suas respectivas populações.

Na época, Minador do Negrão foi o município apontado como o de maior percentual no Estado (105,021%) no que se referia ao eleitorado (4.062) e à sua população geral (3.868 habitantes). Nesse mesmo tempo, o Tribunal Regional determinou a realização eleitoral também em Piranhas (sede da 32ª Zona Eleitoral), por causa de irregularidades que teriam ocorrido no cadastro de eleitores numa das últimas eleições.

Minador do Negrão Informações complementares – O município de Minador do Negrão (AL) encontra-se na região do Agreste Alagoana, divisa com Pernambuco, tem 47 anos de emancipação e, conforme o Censo IBGE 2008, possui 5.306 habitantes.

“Quem com Ferro fere, com Ferro será ferido” – Esse é o lema seguido em Minador do Negrão, a primeira cidade do estado do Alagoas a ter autorizada pelo TSE a presença de forças federais na segurança das Eleições 2008.

A 170 km de Maceió, a cidade teve três candidatas ao cargo de prefeito, da mesma família Ferro, mas inimigas mortais: Eladja Ferro (PTB), Socorro Cardoso (PSDB) e Thalita da Rocha Ferro (PSC).

O município vive em clima de guerra sangrenta pelo poder desde janeiro de 2004, quando o deputado estadual Cícero Ferro (PTB), marido da candidata Eladja Ferro,  levou oito tiros e conseguiu sair vivo da emboscada.

Socorro Cardoso Ferro, eleita a nova prefeita do município, é viúva de Jacó Ferro, executado em uma emboscada, em 2005. Jacó Ferro era primo de Cícero Ferro, e que, apesar de ter o mesmo sangue correndo nas veias, era inimigo mortal e ferrenho adversário político.

Toque de recolher – Para manter a ordem durante a votação de 5 de outubro de 2008, o juiz Marcelo Tadeu tomou algumas medidas. Foi determinado toque de recolher na cidade de Minador do Negrão (AL). A partir das 22h do dia 04 de outubro era terminantemente proibida a presença da população nas ruas do município.

Além disso, o juiz posicionou tropas do exército na porta de todos os locais de votação e determinou a imediata identificação para se ter acesso ao município, uma vez que ficou determinado que, apenas eleitores poderiam transitar pelo cidade.

Saiba mais sobre o assunto:

Achou interessante? Compartilhe! :

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template