7 de fevereiro de 2009

Caso Açailândia (MA)

Açailândia (MA) A ex-candidata ao cargo de prefeito da cidade de Açailândia (MA), Gleide Santos (PRB) da coligação “Frente da verdade”, propôs dia 16 dez 2008 na Justiça Eleitoral (71ª Zona Eleitoral), pedido de anulação das eleições do último 5 de outubro.

Além da proposta denominada de Argüição de Anulação de Eleição, a ex-candidata, propôs também, um pedido de investigação judicial Eleitoral, alegando capacitações ilícitas de sufrágio, que será analisado pelo juiz dessa comarca.

A ex-candidata alega que a eleição passada foi contaminada pela fraude, que teve o condão de desvirtuar todo o conjunto de normas e princípios que regem o Direito Eleitoral e soberania popular, onde o grupo político encabeçado pelo candidato vencedor é acusado de ter comprado votos, pela bagatela de 10 mil reais e um imóvel. Além da denúncia de compra de votos, Gleide Santos também alega fraude no processo eleitoral eletrônico.

“Em Açailândia, Gleide Santos entrou com ação contra Ildemar Gonçalves pedindo anulação das eleições alegando fraude nas urnas eletrônicas.” Notícia de 27 jan 2009 (Veja a notícia completa).

Segue abaixo os últimos acontecimentos do caso. Reportagem publicada dia 05 fev 2009, no Blog do Willian Marinho

Link original: http://willianmarinho.blogspot.com/2009/02/gleide-x-ildemar.html

Na última terça-feira, no Fórum Eleitoral de Açailandia, foi disputado mais um round da luta que trava Gleide Santos para tirar Ildemar Gonçalves da Prefeitura Municipal. Na ocasião, dez testemunhas foram ouvidas em audiência. Dentre as várias acusações, Gleide afirma ter provas contundentes de que houve fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de outubro do ano passado. Os corredores e pátio do Fórum ficaram praticamente lotados por correligionários de ambos os lados, na expectativa de que saísse algum resultado favorável, aos seus líderes.

Como essa é a primeira etapa das duas ações movidas pela ex-prefeita contra Ildemar Gonçalves (PSDB), outras tantas audiências ainda serão realizadas antes da decisão final pela Justiça Eleitoral. Além das acusações contra o atual prefeito, há também aquelas que pesam contra o atual presidente da Câmara, vereador reeleito, Hélio Batista dos Santos. Uma das testemunhas afirma textualmente ter sido visitada, na noite que antecedeu às eleições, pelos então candidatos, Ildemar e Hélio, onde a ela foi oferecida à quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), em troca do seu voto.

Açailândia já viveu esse mesmo dilema nas eleições de 2004, onde Ildemar venceu pela diferença de 34 votos, o então prefeito Jeová Alves (PMDB). O processo durou mais de um ano, até a decisão final favorável à Ildemar, que teve grandes dificuldades de administrar o município durante este período.

Saiba mais sobre o assunto:

Achou interessante? Compartilhe! :

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template