22 de janeiro de 2009

Almeida Lima fará campanha popular em favor do voto impresso por todo país

manifestacao popularReportagem publicada dia 08 jan 2009, no site Plenário, A notícia Agora

Link original: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=81200918462476606

Com a repercussão decorrida da ação movida pelo senador Almeida Lima (PMDB), que pede a impugnação do mandato do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), por conta de manipulação nas urnas eletrônicas que teriam gerado uma eleição fraudulenta, o parlamentar dá início a uma nova fase de suas atividades.

“Vou para as ruas e buscarei o apoio popular para um projeto de lei que apresentarei no Senado. Acredito que a impressão do voto em papel, de forma que o eleitor possa vê-lo, será um passo para garantir eleições realmente sérias”, afirmou Almeida, que fará uma campanha “Pelo Voto Honesto.” O senador lembrou ainda que desde 2003 ele posiciona-se, em debates no Senado, pela necessidade desse voto impresso.

“Se por um lado muita gente está desconfiada da urna, muita gente gosta do voto eletrônico, pela sua praticidade. Não adianta chegar agora e acabar com tudo”, ponderou o senador. Mas Almeida Lima ressalta que são necessários mecanismos que não permitam a manipulação do voto eletrônico. E este é o principal embasamento do projeto de lei que ele pretende apresentar no Senado após o recesso parlamentar.

“Será um projeto que visará restabelecer a impressão material do voto em papel. Teremos o voto na urna eletrônica, mas teremos também a obrigação da impressão desse voto, que passará por um duto transparente, com lente de aumento, e assim permitir que o eleitor veja, efetivamente, em quem votou. Só depois desse processo é que o ele confirmará o seu voto”.

Questionado sobre a viabilidade técnica dessa transformação do processo eleitoral, Almeida recorreu a uma experiência passada para justificar as suas intenções. “Brasília e Aracaju passaram por esse processo em 1998. E foram eleições bem sucedidas. Em relação aos custos, eles não passarão de mais papel, pois a impressora já está na urna e bastará acoplar o duto de acrílico e uma urna de lona, nos moldes das antigas urnas, para o depósito desse voto”.

Para que o projeto conquiste o apoio entre os seus pares no Senado, Almeida vai levar essa bandeira até à população. “Será a campanha ‘Pelo Voto Honesto’ e eu buscarei assinaturas junto aos eleitores. Mas faço questão de deixar claro: apesar de ter movido uma ação à partir dos problemas ocorridos nas eleições aracajuanas de 2008, toda essa movimentação é voltada para a minha preocupação republicana pela legitimação da nossa democracia. A seriedade do processo eleitoral é minha principal motivação”, disse o senador, ressaltando que as denúncias de fraude nas eleições surgiram em todo o país e sempre baseadas em problemas no funcionamento das urnas eletrônicas.

Saiba mais sobre o assunto:

Urnas eletrônicas em xeque
Senador Almeida Lima afirma: as 916 urnas utilizadas em Aracaju foram violadas dia 4 de outubro
OAB mostra preocupação com denúncias de Almeida Lima sobre fraudes nas urnas
Senador Almeida Lima pede impugnação das eleições de Aracaju (SE)

Achou interessante? Compartilhe! :

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

A moderação está habilitada, assim, seu comentário só será publicado após aprovação do Administrador.

 

Visitantes On-line

free counters

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger

Fraude Urnas Eletrônicas – FUE

Desde 05/12/2008. Plataforma: Blogger

Home .:. Contato .:. Política de Privacidade

Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template